" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 22 de setembro de 2009

Entrevista com João Faria, do Portal Uai, sobre o América-MG

O Diário Esportivo Golaço entrevistou com exclusividade João Renato Faria, do Portal Uai, responsável pela cobertura do título da Série C conquistado pelo América-MG.

Ele falou sobre o time em campo, a conquista da Série C , a estrutura, o planejamento e até mesmo sobre o futuro da equipe.

Confira!




DEG - O planejamento da diretoria do clube foi fundamental na conquista da Série C?

João Faria - Sem dúvidas. O América, quando chegou ao fundo do poço, a segunda divisão do Campeonato Mineiro, estava atolado em uma desorganização completa, um verdadeiro caos administrativo. A eleição não de um, mas de sete presidentes, para gerir o clube, marca a virada. Composto por americanos notáveis, esse grupo de presidentes se uniu em prol do América, traçando o objetivo de levar o clube de volta para a Série B do Brasileiro.


Esta conquista conseguiu reconquistar o prazer da torcida em torcer pelo Coelho?

Não só a conquista, mas a campanha brilhante que o clube fez na série C. O que se viu nas ruas de Belo Horizonte durante a competição foi um resgate do orgulho de ser americano. Os torcedores voltaram a usar camisas, voltaram a encher o Independência, e mostraram que mesmo espremidos entre duas torcidas gigantescas de Belo Horizonte, sabem fazer barulho.


Qual a principal característica da equipe dentro de campo?

Ao longo de toda a Série C, foi um time que tinha um objetivo traçado e jogava dentro de campo em busca deste objetivo, o acesso à série C. Foi um time focado, consciente de suas limitações e capacidades.


Como a experiência de jogadores como Euller, Evanílson e Wellington Paulo ajuda o elenco? E dentro de campo, até mesmo pelas suas idades - um tanto avançadas -, a equipe tem de correr por eles? Eles agüentarão o ritmo durante a próxima temporada?

São jogadores acostumados à conquistas, que já rodaram muito. A experiência deles "deu liga" com a juventude do resto do elenco. Os mais novos não tiveram que correr pelos veteranos, até pela melhor noção de posicionamento que os segundos já tem. Alguns sofreram com contusões, com destaque para o Euller, na reta final do campeonato. Mas como futebol não é só dentro das quatro linhas, a participação deles foi importantíssima para a conquista.


Uma das preocupações das equipes que sobem a Série B é se manter na mesma, salvo raras exceções. É esta a preocupação do Coelho, ou dá para esperar algo maior?


Acho que por ter sido campeão da Série C, o América chega com moral na Segundona, ao contrário dos times que serão rebaixados da A, que chegam desmoralizados. Isso pode dar um gás para o Coelho na competição, e por isso não acredito que se manter na Série B vai chegar a ser um problema, mas também não acho que o América vai conseguir brigar por uma vaga na Série A, principalmente se times como o Fluminense e o Botafogo realmente caírem.


Quanto às saídas de Bruno Mineiro e Irênio - ambos acertaram com o Náutico. Isso prejudicará muito o time?


Toda saída é negativa. Irênio regeu o meio campo do América, e Bruno Mineiro foi decisivo em vários jogos, inclusive a final. Um reconhecido celeiro de craques, o América vai precisar repor estas posições com qualidade.


Com que posições a diretoria do clube tem de se preocupar em novos reforços?


Todas, principalmente se todas as saídas especuladas realmente se concretizarem. Claro que com a manutenção da base campeã da Série C, não serão necessários tantos jogadores, mas defesa, meio-campo e ataque precisa de mais nomes.


O campeonato mineiro do ano que vem terá grande importância para o America-MG. Por quê?


Porque é uma grande chance do América conquistar mais um título. Se tudo terminar como está, o Atlético vai estar com todas as atenções focadas na Libertadores, e vai usar o Mineiro como laboratório para a competição continental, enquanto o Cruzeiro vai voltar tudo para conquistar a Copa do Brasil e dar uma resposta para a torcida, que ainda não engoliu a perda da Libertadores e está engasgada com a situação do time no campeonato.


Quais serão as principais dificuldades para o Coelho na segundona?

As mesmas de Atlético e Cruzeiro na série A: a falta de um local definido para jogar as partidas em casa, já que tanto o Mineirão quanto o Independência devem entrar em reformas para a Copa do Mundo de 2014. Longe do seu estádio, onde a pressão sobre o time adversário é muito forte, é difícil prever qual será o comportamento do Coelho em campo.

2 comentários:

  1. Acredito bastante no Coelho. Até mesmo pela força de sua torcida no Independência.

    Mesmo tendo a consciência de que se sair bem no Mineirão 2010 será bem difícil, os jogadores não podem deixar de acreditar.

    Deveriam se remeter ao exemplo recente do Ipatinga.

    ResponderExcluir
  2. O Coelho 2010 poderá se sair muito bem, até mais fora e campo do que nas quatro linhas. Projetos como Shopping Bloulevard, em um terreno de 23.000 m² na Av. dos Andradas, um ponto mui bom, irá render, de início, 10% do fauramento do estacionamento. (são 4 lojas âncoras e 250 no total).

    O novo Independência será palco de shows, o que gerará renda ao clube.

    A diretoria quer fazer render o patrimônio de cerca de R$ 30 milhões do América-MG.

    Os próximos anos poderão ser de ouro para o Coelho. E a diretoria, unida, mostra que é capaz de chegar lá! Aguardem!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com