" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tempo Mágico

O clima tenso após a eliminação da seleção brasileira na Copa de 2006 que pairava no ar foi seu primeiro desafio a ser superado. Logo em sua estreia, ainda em 2006, um empate feio e simples com a modesta Noruega aumentou a impaciência do povo com a seleção. Mas ele é forte. É gaúcho de Ijuí. É brasileiro. E não desiste nunca.

E foi assim, sem desistir, que Dunga venceu a Copa América, deu a volta por cima, calou os críticos e reduziu, de forma brilhante, a distância entre o povo brasileiro e a seleção, recuperando o amor e orgulho que tanto fizeram parte da história canarinha.

Entretanto, o tempo passou, e o ano de 2008 foi um pouco cruel para o treinador. Nem o menos crítico poderia esperar volta por cima melhor que a de Dunga. Após empatar com a arqui-rival Argentina no Mineirão, em meados de 2008, por 0 a 0, estava praticamente definida a sua demissão. E ela foi evidenciada e quase confirmada após fracasso nas Olimpíadas. O ponto final do pior ano de Dunga foi a derrota para o Paraguai, por 2 x 0, em Assunção, num verdadeiro massacre do time da casa.

Mas Dunga é de Ijuí, cidade conhecida pelo modo viril de se viver, pela força de seus habitantes, pela determinação. Mas como o tempo, o futebol muda, e muito. A determinação e garra que o volante viril, hoje técnico da seleção, Dunga, tinha quando jogador entrou em campo com seus comandados em 2009. A começar pela vitória sobre o Uruguai, por 4 a 0, em Montevidéo, encerrando um jejum longo de vitórias no território platino.

O último passo desse avanço em 2009, foi o que era para ser a Batalha de Rosário, que se tranformou em o " Massacre Brasileiro", cujo nome já explica o que foi o jogo. Um 3 a 1 convincente, assim como Dunga atualmente. Nem mesmo a derrota para a fraca Bolívia pode mudar isso. O tempo foi mágico com Dunga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com