" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Vexame Alviverde


Muricy Ramalho, Obina, Vágner Love, Robert, Edmílson, Figueroa, sem falar nos que pouco foram utilizados. Os gastos exacerbados do Presidente Belluzzo não visavam outra coisa a não ser o título brasileiro. Mesmo que exista o contra-argumento de que a vaga na Libertadores salvaria o clube economicamente,e o principal objetivo da temporada, diante de todos esses investimentos, não era outro a não ser o título.

O presidente acadêmico cuja admiração é, ou melhor, era gigante, ganhou e perdeu o pentacampeonato palmeirense em 2009. Calma, explico. Ao montar um time muito bom no papel, contratar um treinador de grande porte, e dar todas as condições de trabalhos favoráveis aos jogadores e comissão técnica, Belluzzo praticamente assegurou o título, fato evidenciado com as 19 rodadas como líder do Brasileirão.

No entanto, o economista dos mais respeitados no Brasil acadêmicamente fracassou por alguns motivos. É claro que contribuíram para o fracasso geral palmeirense a má fase de alguns jogadores, a desunião de outros, a cabeça quente de outros, a ira da torcida com determinados atletas e etc. Mas é nítido, principalmente entre os palmeirenses, que as declarações polêmicas do presidente contriubuíram bastante para o vexame no final do campeonato. Depois de ameaçar Simon, o mandatário alviverde foi na festa de uma organizada e proclamou contra os são-paulinos de forma pejorativa e exagerada, frase digna de um dirigente amador que, por sinal, Belluzzo não é.

Os privilégios e mais privilégios que a principal torcida organizada do Palmeiras recebe são incontáveis e inexplicáveis. Belluzzo acaba, portanto, permitindo que membros dessa organizada e, até mesmo de outras fortes dentro do clube, acabem por agir politicamente dentro do Palmeiras, influenciando, inclusive, decisões internas, o que é deplorável no mundo do futebol. Indubitavelmente, isso contribuiu para o fracasso alviverde. Talvez tenha sido até determinante. O certo é que isso não pode acontecer no mundo do futebol.

Diante de todo esse mar de vergonhas e absurdos, o primeiro a sair foi Gilberto Cipullo, diretor de futebol, que possuía grande força política no clube. A barca inclui também diversos jogadores insatisfeitos. Edmílson´, volante pentacampeão mundial, é um deles. O cabeça-de-área chegou a afirmar que não recomendaria a amigo nenhum vir para o Palmeiras. O desabafo de Edmílson aconteceu no dia seguinte às agressões sofridas por Vágner Love, por membros da mesma organizada que manda e desmanda dentro do clube. Dias depois, o ônibus do clube seria apedrejado ao chegar na capital paulista, o que desagradou muito também a Muricy, cuja saída também já é praticamente certa.

As falhas que sobressaíram sobre os acertos impediram o título brasileiro palmeirense e, mais do que isso, deixou o clube fora da Taça Libertadores de 2010. A derrota para o Botafogo, no último domingo, por 2 a 0, foi, pelo menos na cabeça de todos os palmeirenses e amantes do futebol brasileiro, o último capítulo de um vexame político-administrativo-futebolístico. Para 2010, a informação é de que o Verdão não irá investir alto, no máximo trazendo Valdívia e, mesmo assim, sob muito esforço.


Colaborou Fabrício Caseira

3 comentários:

  1. Pode rolar sim já estou colocando o seu link em meu blog, porém estou mudando o endereço do blog que apartir da agora será www.simplificandofutebol.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Mas tem um negócio que reparei e você deve reparar também em seu blog os links estao lá embaixo e são muitos, já em meu blog são poucos e em sua maioria blogs famosos e melhor localizados na pégina. Mas de qualquer forma tamo junto!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a temporada acabou da pior forma possível para o Palmeiras. O time foi a grande decepção do Brasileirão.

    Parabéns pelo blog. Muito bacana!

    E continue visitando o Marcação Cerrada.

    Abraços

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com