" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 26 de abril de 2010

Parabéns, heróis!

O dia 26 de abril é um dia a ser extremamente comemorado por uma espécie de esportista que, por pouco, não deixou de existir, dadas seus tantos obstáculos, todos eles, porém, superados com muito trabalho e, acima de tudo, coragem. Quanta coragem. São raros aqueles que aceitam o desafio de ser o primeiro na escalação de um time de futebol, o grande responsável por desafiar a lógica do futebol, com verdadeiros milagres, não deixando, até mesmo, a grama crescer. Hoje é dia de heróis, seres capazes de impedir o mais provável numa partida tão corriqueira como a de futebol: o gol. Hoje é dia do 1, das muralhas, dos goleiros.

Pouquíssimos são os arqueiros que entram, de maneira positiva, para a história do futebol. Estes, antes de todos os outros, precisam ser exaltados. Claro que, algum dia, por melhor e mais técnico que for, um goleiro irá falhar, pois está, diferentemente da maioria dos jogadores do seu time, sujeitíssimo a isso. Mas esse seleto grupo de goleiros merece mais respeito. Pois eles fizeram história, seja ela regional, nacional ou mundial. Respeito é o que merecem. E elogios, obviamente.

Muitos são os que entram negativamente para a história do futebol injustamente, caso de Andrada, excelente goleiro argentino do Vasco nas décadas de 60 e 70, que acabou eternamente 'marcado' por levar o milésimo gol de Pelé, num pênalti quase defendifo por ele. O mesmo aconteceu com o quase sempre regular Magrão, do Sport, ao levar o milésimo de outro deus do futebol, Romário.

Pior ainda são aqueles que, mesmo consagrados num excelente time, viram alvos intensos de críticas da torcida e da imprensa. Caso, por exemplo, de Félix, bom goleiro da seleção brasileira na Copa de 70, que acabou xingado e criticado duramente por boa parte dos brasileiros. Bom que se diga: de forma injusta. Félix não fez um grande mundial, mas foi eficiente. Levou poucos gols e fez boas defesas. Acabou campeão, mas sem reconhecimento, o que talvez seja pior.

Mesmo aqueles que não conseguiram jamais sucesso, pelo contrário, só colecionam más e más atuações, merecem respeito. Não é nem um pouco fácil ser goleiro. Pelo contrário, é quase impossível. Para tal, é preciso nascer com o dom. Não basta treinar, se esforçar, pedir conselhos, inspirar-se. Há de ter sorte também. Ser goleiro é pra poucos, e bons.. Todo goleiro é bom, só por ser simplismente goleiro. O número da camisa já mostra sua representatividade para o time. É muito respeito. Haja superação e coragem, e parabéns, herois! Vocês merecem!

Um comentário:

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com