" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 2 de maio de 2010

Ganso dá show, Santos sofre, mas é campeão


Torcedor do Santos, comemore uma conquista mais do que merecida. Não se esqueça, porém, de exaltar os seus moleques, que foram brilhantes, sobretudo Ganso. E também Edu Dracena, um monstro na zaga. Ah, também tem o Arouca, que foi um leão no meio-campo. Aplaudam Giovanni, um ídolo do passado que se despediu do futebol hoje. Aplaudam Robinho, que mesmo não sendo determinante na conquista, serviu para não deixar Robinho e Ganso se intimidarem com as provocações adversárias.


Torcedor do Santo André, tenha orgulho do seu clube. Mesmo sendo vice-campeão paulista, num campeonato em que esteve a um gol de conquistar o título inédito para o clube. Afinal, o Ramalhão foi o único time até agora a encarar de igual para igual o Santos em mais de um jogo. Além de mostrar vontade, a organização e a técnica do time do ABC paulista também encantaram o estado de São Paulo. Mas diante da meninada ousada da Vila isso não foi suficiente.


O 3 a 2 no placar a favor do Santo André deixaram a certeza de um verdadeiro espetáculo. Pura verdade. A começar pelo gol de Nunes, logo aos 30 segundos de jogo. Neymar empatou num gol a seu estilo: abusado, tabelou com Robinho, deixou o goleiro e o zagueiro no chão antes de marcar. Nem mesmo a confusão generalizada causada após uma falta em Neymar foi capaz de estragar a festa da finalíssima.


Diante de empurrões e provocações exacerbadas, Sálvio Espínola optou por expulsar Nunes e Léo. Quem perdeu mais foi o Santo André, que viu sua referência na frente, o homem que prendia dois marcadores, abrindo espaços para os meias e laterais chegarem dentro da área com mais facilidade, ir mais cedo para o vestiário. Porém, numa infantilidade sem tamanho, minutos depois, Marquinhos deu uma tesoura em Branquinho e acabou no mesmo destino.


Diferentemente da maioria dos times no Brasil, o Ramlhão soube aproveitar as poucas chances que teve ans falhas santistas. Na segunda da zaga alvinegra no jogo, Alê marcou de cabeça o segundo gol do desacreditado Santo André. A alegria momentânea de Sergio Soares e seus jogadores durou pouco. Na verdade, até Robinho roubar bola no meio-campo, achar Ganso na entrada da área e o 17 santista, que mais merece a camisa 10 no Brasil do que qualquer outro meia, tocou de letra, de forma inexplicável e inacreditavelmente sensacional, para Neymar marcar o gol de novo empate.


Na segunda etapa, com dois a menos e pouco fôlego, o Santos pouco atacava. Havia um grande espaço entre a defesa e o ataque. Ganso prendia a bola como poucos fariam em seu lugar, conseguia esfriar o time do Santo André, que no momento em que era necessário pressionar o Santos não o fez . Faltou inteligência a Bruno César e Cia. Faltou , também, sorte a Rodriguinho nos minutos finais, quando este desviou uma bola na trave, deixando Felipe só na torcida.


O sofrimento dos santistas só dava uma pausa quando Ganso pegava a bola. Inteligência pura, talento absoluto, técnica de gênio. Ganso prendia a bola na hora certa, driblava no momento oportuno e sofria faltas. Faltas que serviam para parar o jogo e o time de Sérgio Soares. Restou esperar o apito final. E torcer. Muito, para que o excelente time do Santo André não estragasse a festa. Final feliz para a molecada da Vila. É bom que todos os meias da seleção torçam - e muito - para que Dunga não tenha assistido à final, e ao show à parte de Paulo Henrique Ganso,o mais novo camisa 10 do futebol brasileiro.


Um comentário:

  1. Desculpa a demora para ti responder, mas aceito sim a parceria dos Links, já add o seu lá.

    Meus blogs
    http://futpaixaoearte.blogspot.com/
    http://futebolnabaixada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com