" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Que não mude jamais

Desde 1950, quando foi construído para a Copa do Mundo no Brasil, o Maracanã só havia passado por duas grandes reformas, sendo a última para o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro. Agora, visando a Copa-2014, o estádio volta a entrar em obras, a começar pelo seu fechamento parcial, já nesta quinta-feira, quando a capacidade cairá para apenas 37 mil pessoas.

O Maracanã é o quintal de todo carioca que goste de futebol. É o momento de felicidade das noites de quarta-feira e as tardes de domingo, ou de quinta-feira, ou de sábado. Maracanã é bom de qualquer forma, indepentende de qual for o jogo ou horário do mesmo. Só de respirar aquela atmosfera nas redondezas do estádio, passar pelas roletas e avistar aquele mundo colorido, repleto de cores e emoções...Não há palavras que definam esse momento.

É sentimento. Precisa ser sentido na pele. No coração.

Que os leitores perdoem, mas este blogueiro não pode ser imparcial neste momento. Não quando o assunto é Estádio Mario Filho. Aí não tem jeito. Ele faz parte de toda e qualquer defensoria do palco sagrado que representa o monumento entre as ruas Professor Eurico Rabello e Avenida Maracanã. Acima de tudo e antes de mais nada, ele é apaixonado por aquelas arquibancadas, aquelas cadeiras, aquelas cabines de rádio e televisão, aqueles camarotes, aquele poço...Por aquilo tudo. Ele cresceu ali. E não se vê sem aquilo tudo.

Ele, como todos os outros brasileiros, não tem a noção de como estará o Maracanã após a reforma e a Copa. Não faz a mínima ideia se dará certo. E, para deixá-lo ainda mais preocupado, se irá mudar. Mudar de jeito, forma, aparência, ambiente.

Ele não se conformará se isso acontecer.

Não há carioca frequentador do Maior do Mundo que se conforme com uma mudança drástica do estádio. Seja na arquitetura, na capacidade, na beleza. O Maracanã é história pura. Tradição. Palco de comemorações e lágrimas inesquecíveis. Ou de tragédias. Como todo lugar histórico. Mais que isso, o Maracanã é conhecido mundialmente, e entendido por todos que já estiveram lá dentro.

Pois só quem viveu aquela atmosfera sabe como explicá-la. Ou melhor, tenta. Não há como explicar com palavras o Maracanã. É como um amor inesquecível, que dura pra sempre, mas que ninguém sabe de onde vem tanto sentimento. Talvez emoção seja a palavra mais adequada para um estádio.

Para o Maracanã, não. Ele não é estádio. É um templo.

Inexplicavelmente amado. Inexplicavelmente incrível. Inexplicavelmente inexplicável. Eis que descobri a palavra: inexplicável. O Maraca é inexplicável. Perfeito. E é por isso que não pode mudar, como todas as coisas boas da vida.

O Maracanã não pode mudar jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com