" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 29 de agosto de 2010

Silas no Flamengo: impossível de se prever algo

Silas é o novo técnico do Flamengo. O ex-jogador do São Paulo e Vasco da Gama assinou contrato de um ano e será apresentado na próxima terça-feira. Depois de ser campeão catarinense pelo Avaí e levar o time catarinense à metade de cima da tabela no Brasileiro passado - quando as expectativas da diretoria eram somente em torno da fuga do rebaixamento -, o treinador ainda se sagrou campeão gaúcho pelo Grêmio neste ano, mas, após ser eliminado na semfinal da Copa do Brasil, acabou demitido.

Silas é um técnico promissor no mercado nacional. Não faz o estilo linha-dura, nem tanto o motivador. É um técnico moderno, estudioso, inovador. É muito mais um Caio Júnior, um Rogério Lourenço do que um Joel Santana. Silas costuma ter facilidade para montar elencos e fazer planejamentos, contudo, no Grêmio, teve tempo para tal e não conseguiu fazê-lo. No Flamengo não terá nem metade do tempo que possuiu no clube gaúcho e terá de fazer muito mais se quiser ter sucesso no Rubro-negro.

O Flamengo vive um momento péssimo. Não ganha há dois jogos, o ataque está, literalmente, 'na seca' e a torcida não vem acreditando no time. Não se trata de um ambiente bom par técnico quaqluer traçar metas e fazer planos. Silas precisará se adequar ao ambiente que encontrará. Precisará, antes de mais nada, entender que, no Flamengo, diferentemente da grande parte dos clubes brasileiros, a torcida derruba técnico facilmente e, por isso, uma relação amistosa com a massa será fundamental.

Só é estranho pensar por que Silas foi chamado por Zico. O técnico ex-Grêmio é inexperiente, assim como Rogério Lourenço, ainda não teve sucesso em um clube grande e não ganhou nenhum título de alta importância. Se a torcida derrubou Lourenço, por quais motivos não o faria também com Silas?

É nessa pergunta que está o segredo do sucesso para o novo treinador. Silas precisará acreditar no seu potencial para dar uma guinada na sua trajetória profissional. O Flamengo pode representar uma nova fase de sua vida, na qual poderá deslanchar, de uma vez por todas, e se tornar um dos grandes nomes do mercado nacional. Títulos e um bom trabalho, de preferência a longo prazo, são peças essenciais para se alcançar tal objetivo.

O futuro irá julgar todas as teses e provar que as escolhas não podem ser feitas friamente, sem maiores conceitos ou estudos. Silas é uma aposta quase que totalmente segura. Pode dar certo e errado, como qualquer outro. Mas se tratando da curta trajetória do comandante e das dimensões inimagináveis que o clube da Gávea tem, se torna impossível prever o futuro. Tudo pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com