" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A reformulação da seleção francesa



Na estreia das Eliminatórias para a Euro-2012, a França, mesmo jogando em casa, na capital Paris, perdeu de novo. Desta vez para a Bielorrúsia. O jogo marcou a estréia de Laurent Blanc, campeão em 1998 em cima do Brasil, no comando francês em partidas oficiais.


Esta derrota, no entanto, não pode ser compreendida como apenas “mais uma” da extensa lista recente de fiascos franceses. Afinal, trata-se do início de um trabalho de renovação no futebol francês. Prova disso foi a escalação da última derrota, quando apenas 5 jogadores que estiveram no último Mundial, na África do Sul, jogaram.


Trabalho esse parecido com o de Dunga, lá atrás, em 2006, após a saída de Parreira, que culminou numa reformulação quase que total da Seleção Brasileira. O resultado final, diga-se de passagem, não foi bom. Talvez o trabalho não tenha sido executado com tanta competência e coerência assim.


Mas Blanc pode se basear um pouco em Dunga. Precisa ser humilde e resistir às críticas, mesmo quando elas forem intensas. É aí que o profissional precisa crescer. Como Dunga cresceu em julho de 2007, conquistando a Copa América. Ou no final de 2008, quando praticamente demitido, deu a volta por cima, goleou Portugal por 6 a 2, e garantiu o emprego. Blanc precisa seguir esses exemplos.


A reformulação da seleção francesa enfrentará, todavia, obstáculos bem mais difíceis do que a brasileira. Afinal, uma Euro é bem mais complicada de se jogar do que uma Copa América. Assim como as eliminatórias europeis são bem mais árduas do que as sul-americanas. Títulos, portanto, serão quase impossíveis de serem conquistados rapidamente. O trabalho precisa ser longo e planejado. Como o de Dunga foi. Porém ciente das dificuldades que irá enfrentar.

Um comentário:

  1. e ai Luc
    a FRança não tinha opição, precisava desta renovação, assim como o Brasil.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com