" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A falta que Elias faz

Ralf não é Elias. Nem Jucilei. Ninguém é Elias no atual elenco do Corinthians. Por isso o time viu o jogo contra o modesto Depórtes Tolima ficar tão truncado e complicado. Nervoso. Tenso porque os colombianos souberam não conceder espaços. Souberam marcar, marcar e marcar; Nada além disso. E seguraram o Timão em pleno Pacaembú.

No entanto, não foi só o Tolima que jogou, ou melhor, marcou. O empate não aconteceu somente por causa dos méritos defensivos da equipe colombiana. O Corinthians não jogou com o Corinthians. Não soube achar espaços, criar jogadas, tabelar, arriscar de longe. Faltou, na verdade, movimentação para os três meias do 4-2-3-1. Faltou um volante capaz de surpreender, marcar e armar. Faltou um volante totalmente raro, diferenciado. Faltou um Elias.

Mas o Corinthians não pode depender de um Elias. Não achará um Elias tão brevemente. O Corinthians também não pode empatar sem gols em casa na Libertadores. Ronaldo não pode voltar tanto para receber a bola. Os meias não podem abrir mão da movimentação e da troca intensa de posições. Essa é a premissa principal para que o 4-2-3-1 dê certo. Resumindo: Tite precisa acertar muitas coisas antes da viagem à Colômbia.

Nada está perdido. Na Colômbia, o Corinthaisn terá mais espaço para jogar. O que não pode se repitir são os erros. Será preciso muita tranquilidade e inteligência. Tite vai ter de trabalhar muito. De todas as formas. E fazer o time entender e superar o fato de que Elias é jogador do Atlético de Madri, e não do Corinthians. Ele faz muita falta, mas e daí? Há uma Libertadores para ser disputada. Alternativas precisam ser encontradas. O jeito mais fácil é consertar os erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com