" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 23 de maio de 2012

O time da emoção sentiu falta da calma




O Fluminense controlou o primeiro tempo à base da ótima marcação de seu sistema defensivo. Edinho anulou Riquelme, Jean engoliu Erviti e a dupla de zaga fazia uma partida exemplar, sem erros. Mas o meio-campo e o ataque criavam pouco desde o início. Veio o segundo tempo e a defesa continuou bem. Mas do meio pra frente...

Nem a postura ajudava. Passavam os minutos e o ritmo do time caía. O trio de meias do 4-2-3-1 já não se movimentava, sequer buscava jogo. E os volantes trabalhavam dobrado. Jogaram muito, por sinal, ambos.
E enquanto isso, o Boca Juniors crescia. Ganhava o meio de campo com Erviti e Riquelme mais participativos e com mais posse de bola. Com Mouche no lugar de Cvitanich, ganhava a velocidade e a movimentação que faltaram no primeiro tempo.

Nos minutos finais, os argentinos estavam mais perto do empate do que os tricolores do segundo gol. Nervoso, o time brasileiro apelava pros chutões e esquecia a boa saída de bola que consolidava o meio de campo em toda a partida. No banco, um treinador ainda mais nervoso só complicava mais as coisas.

O Fluminense começou a errar passes. A abdicar do ataque e dar campo ao traiçoeiro time do Boca Juniors, que precisou de cerca de 15 minutos para crescer, dominar o jogo e fazer o gol da classificação. O jogo que poderia ter sido resolvido ainda na primeira metade dos 90 minutos, quando o time de Abel Braga tinha o domínio da partida, acabou como um pesadelo no último minuto. Num contra-ataque.

Faltou ao Fluminense tranquilidade. O time que ficou marcado por viradas e conquistas à base da emoção sentiu falta da calma, da experiência, da cadência, do controle. O Fluminense foi muito Fluminense contra o time mais traiçoeiro das Américas. E o Boca, que entrou em campo para jogar os 15 minutos finais, chega forte na fase crucial da competição. É o Boca...

Um comentário:

  1. Lucas,
    confesso que eu já espera por isso,
    em libertadores e com esse critério tosco do gol fora de casa jogos como esse costuma derrubar os favoritos. Deco e Fred fez muita falta.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com