" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O renascimento do Parma

Apoiado num acordo milhonário com a Parmalat S/A, o Parma FC, até então um time pequeno da Itália, viu seu horizonte mudar e seu sucesso ficar cada vez mais iminente. Este foi oficializado no início dos anos 90 e, logo na primeira temporada, a parceria anunciou reforços de peso, como por exemplo o goleiro Taffarel e o atacante colombiano Faustino Asprilla, ambos destaques da Copa do mundo de 1990, que ocorrera meses antes, na mesma Itália.

O primeiro título viria logo em seguida, na temporada 91-92, quando o capitão Taffarel levantou a primeira Copa da Itália. No entanto, a grande conquista viria na temporada 94-95, quando o ataque lendário formado por Roberto Baggio, Gianfranco Zola e Faustino Asprilla não tomou conhecimento dos oponentes e fez o nome do clube na Europa inteira ao conquistar a primeira Copa da Uefa, feito repetido quatro anos depois(foto ao lado da conquista da Copa da Uefa em 1999) por outro supertime que possuía no gol ninguém menos do que Gianluggi Buffon, uma zaga composta por Sensini, Canavaro e Thuram, um meio comandado por Verón e um ataque arrasador que continha, ao mesmo tempo, Chiesa, Crespo e Baggio.




Contudo, a era de ouro do Parma estava chegando ao fim. Em 2003, após um grande ciclo de conquistas e grandes time, a falência da parceira Parmalat pegou todos de surpresa e deu início a um processo de decadência do Parma, culminando no rebaixamento do clube na temporada 2007-2008. Ali era preciso mudar, para, enfim, fazer o Parma voltar a ser o grande clube que foi na década de 90. E esse processo começou a ser posto em prática logo no ano seguinte, com a volta do clube à elite.




A bela campanha na atual temporada, em que o clube da cidade de Parma está ocupando atualmente o quarto lugar pode ser o ápice da renovação, da restauração, do renascimento. O elenco, humilde, sem contratações surreais, porém eficientes, como por exemplo a do meio-campista chileno Córdova, é a chave para a retomada do sucesso. Sem investidores de peso, mas com planejamentos eficazes e muita seriedade é possível sim fazer o Parma voltar à elite. E quem sabe um dia o Parma não volta a ser o Parma dos anos 90...

Um comentário:

  1. O Parma era uma ótima equipe na década passada, tomara q volte a ser a mesma!

    Amanhã vou postar no meu Blog a entrevista q eu fiz com o Rafael Oliveira, passa lá e comenta!
    http://www.opinafutblog.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com