" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 de Dunga - Análise

Na seleção de Dunga, apelo popular não tem lugar nem no banco de reservas. Muito menos indisciplina ou falta de comprometimento. São palavras que se opõem à filosofida do técnico brasileiro. Comprometimento é a alma do negócio para o ex-volante campeão do mundo pela própria Seleção em 1994, como capitão.

Sem Neymar, Ganso e Adriano, Dunga fez a convocação dos seus 23 guerreiros nesta terça-feira. A seguir a lista com uma breve análise:

Goleiros: Júlio César - O melhor do mundo. Não requer a mínima justificativa. Só elogios.

Gomes - Excelente goleiro. Experiente, seguro e constante. Campeão brasileiro, vive ótimo momento em seu clube. Merecido.

Dôni - Apesar da reserva no clube e na seleção, faz parte do grupo há anos. É respeitado e querido por todos.

Laterais:

Maicon - O lateral mais completo do planeta. Mereceu muito a titularidade e o reconhecimento da torcida. Craque.

Daniel Alves - Excelente lateral, principalmente ofensivamente. Além de tudo, ainda é versátil. Merece bastante a convocação.

Gilberto - Aos 35 anos, há bastante tempo não joga como lateral. Sabe-se lá se o preparo físico dele está em dia como lateral. Marca mal e não está em boa fase no Cruzeiro.Não merecia. Era melhor ter optado por André Santos ou Marcelo. Ou até mesmo RC6.

Michel Bastos - Aposta de Dunga. Outra incógnita como lateral, já que no Lyon só joga como meia.

Volantes:

- Gilberto Silva - Experiente, marca bem e tem a confiança de Dunga. É um leão em campo. Tem o grupo em suas mãos. Sabe como poucos levantar a moral e ajudar um companheiro. Peça fundamental no esquema tático e no psciológico da Seleção. Tira as críticas com humildade e trabalho. Costumam ser injustos com esse bom volante.

- Josué - É praticamente ídolo no seu clube, na Alemanha. Não fez boas partidas com a camisa da seleção, mas é um dos poucos nomes presentes nas convocações de Dunga para a cabeça de área.


- Felipe Melo - Vive mal momento no seu clube, na Itália, porém, na Seleção, fez ótimas partidas e merece muito a convocação e a titulariedade.

- Elano - Tem a confiança e o respeito de Dungal. Exímio cobrador de faltas, se entrega em campo, compondo bem o meio e ajudando na cobertura de Maicon. É importantíssimo taticamente.

- Kleberson - Ajuda o grupo, sobretudo fora dos campos, com sua expderiência e conhecimento de Copas. Em campo, é outra opção para o meio, tanto como armador, asism como volante.

- Ramires - O polivalente jogador do Benfica é um reserva perfeito para Elano. Com seu fôlego de corredor, dá outro ritmo ao time quando entra. Merece a vaga.

- Kaká - É a Copa dele. Tem tudo para arrebentar. Nem mesmo a lesão no púbis será suficiente para para-lo. Será o grande nome do Mundial.

- Júlio Baptista - Outro homem de confiança de Dunga. Sempre entra bem nos jogos com a camisa amarelinha. Forte, é importante também em jogos contra times de força, como a Inglaterra por exemplo. Merece a vaga, mais até do que Ronaldinho, por incrível que pareça.


Atacantes:

- Luis Fabiano - Fabuloso. Um dos melhores centroavantes do mundo. O matador do time não podia ficar fora, de jeito algum.

- Robinho - Importantíssimo taticamente, é um dos homens de mais confiança de Dunga. Habilidoso, rápido, pode resolver jogos com jogadas individuais. Vale lembrar que Robinho esteve em todas as competições disputadas pela Seleção principal, ao contrário de outros...

- Nilmar - Rápido, normalmente entra bem nas partidas. Importante para jogar no contra-ataque e pelos lados. É muito veloz. Merece a convocação.

- Grafite - Lento, apesar de técnico, não merecia. Não que Adriano merecesse, pelo contrário, mas Grafite tanto como. Só fez dois jogos pela seleção brasileiro. Não é o reserva ideal para Luis Fabiano e não está preparado para uma Copa. Faltou coerência, Dunga....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com