" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 23 de maio de 2010

Goiás problemático




Três partidas, três derrotas. Este é o retrospecto do Goiás no Campeonato Brasileiro. Comandado por Emerson Leão, o time começa dar a entender que brigará contra o rebaixamento neste ano. Jogando mal, tanto fora como dentro de casa, o Alviverde Goiano precisa, já, de uma reformulação, reforços e de uma arrumação geral na casa. Isto, no entanto, nãi significa dizer que seja necessário uma mudança de comando. Até porque não foi só Leão que teve problemas para ajeitar esse time. Jorginho, ex-Palmeiras, atualmente na Ponte Preta, sequer conseguiu chegar à final do Goiano, e acabou demitido.


E por mais que o torcedor esverdidado reclame, não se pode generalizar o problema a todos os jogadores do elenco. Há quem se salve. Como por exemplo os recéns-contratados Bernardo, ex-Cruzeiro, e Hugo. Ambos vem fazendo boas partida e dão um pingo de esperança para a torcida. Para aumentar o suspense e a preocupação, ao analisar o elenco goiano, não dá pra dizer que o time é fraco, pelo contrário, estaria, pelo menos no papel, ente os classificados para a Sulamericana, sem muito esforço. O que acontece, então, com o Goiás?


Esta é uma pergunta que todos tentam responder mas poucos conseguem. Estrutura não falta, o CT do Goiás e o alojamento das categorias de base são de ótima qualidade. O clube não vive problemas financeiros, nem políticos. O grande problema do Verdão é a sua inconstância. Todo ano é assim. Em um ano, o time vai e chega na Libertadores. No ano seguinte, já cai de produção, e no outro já está brigando contra o rebaixamento. É incrível como isso acontece com tanta regularidade em Goiás. A torcida, ciente disso, passou a acreditar menos no time, acarretando em mais um problema para Emerson Leão.


Além de determinados jogadores, com atuações abaixo da média, os torcedores alviverdes reclamam muito de Leão. Alegam, entre outros motivos, que o ex-goleiro não tem o grupo em mãos, e que seu esquema de jogo está ultrapassado e ineficaz. Muitos querem a volta de Hélio dos Anjos, técnico do time por quase 2 anos, e que fez ótimo trabalho com um time bastante modesto, mais até do que o atual. Porém, a diretoria dificilmente irá trazê-lo de volta, por desavenças dele com alguns membros desta. A demissão de Leão nos bastidores ainda nem ganhou força, apesar das derrotas e da péssima fase do clube.


Talvez não seja hora de mudar. Vide o exemplo do Avaí, que começou muito mal o campeonato com Silas no comando e, apesar da última colocação e do acúmulo de derrotas, a diretoria resolveu mantê-lo no comando até o fim. Resultado: um ótimo campeonato do Avaí, culminando com a sexta colocação. Leão é um técnico experiente e vencedor. Se conseguir desempenhar seu trabalho, as chances da equipe ir bem é grande. Entre problemas incertos e dúvidas, a certeza do técnico é única: trata-se de um time problemático, mas que pode, sim, ser ajeitado. Basta acreditar. E fazer acreditarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com