" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 17 de maio de 2010

O jogo do ano no Brasil

A partida válida pelo segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil, na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira, ganhou ares de jogo do ano no Brasil, com toda razão por sinal. Tudo porque simplismente envolve os dois melhores times do país no momento: Grêmio e Santos. Se não bastasse isso, a primeira partida deu um tom ainda mais animador. O 4 a 3 gremista no Sul msotrou por que são os dois melhores times, com os melhores técnicos e jogadores do país até agora.

Silas e Dorival fazem parte de uma nova geração de técnicos. Em pouco menos de 5 meses, ambos conseguiram montar dois elencos fortíssimos em pouco tempo. Além disso, fizeram com que peças que chegaram com o decorrer do ano encaixassem a seus respectivos esquemas de jogo. Eles são a grande chave para o sucesso de Grêmio e Santos. Sendo assim, podem ser, inclusive, protagonistas na partidassa deste meio de semana.

Assim como o técnico santista foi quarta passada, ao colocar Mancha em campo e, após dois erros fatais do volante, o tirar de campo, num momento de total apagão do time. Silas também teve seus méritos. Soube, como um perfeito estrategista, aproveitar as falhas rivais e quase decidir o jogo, que só não acabou numa ótima vantagem gremista pois Ganso e Robinho são fora de série. Exatamente, fora de série, do tipo que não se encontra na pelada da esquina, muito menos em qualquer campeonato mundial.

Outro fator que deixa o jogo desta quarta com ares de decisão e jogasso é o fato das duas equipes buscarem muito o ataque. E o principal: buscam o ataque com vontade de vencer, de marcar gols. Enquanto o Santos se movimenta muito, aproveitando-se da velocidade e talento de seus homens de frente, o Grêmio opta pela valorização da posse de bola, trabalhando mais as jogadas, que quando saem, seja pelos pés de Hugo ou Douglas, ficam perfeitas. Sem erros. No entanto, indepente da cor da camisa do time que estiver atacando, a certeza é única e absoluta: ele estará atacando, com todo seu poderio ofensivo.

Recheado de talentos individuais e com uma Vila Belmiro lotada, o Santos partirá para cima em busca do resultado que precisa, já que perdeu o primeiro jogo. Contudo, vale lembrar que o contra-ataque do Grêmio é muito perigoso, e veloz. Ingredientes para a partida não faltam. Equilíbrio muito menos. Será, portanto, o melhor jogo do ano no Brasil, até que outro o substitue. Quem sabe outro Santos e Grêmio. Quem sabe outra final.

Um comentário:

  1. Grande partida! Ainda mais pra quem torce pra um dos dois times, que é o meu caso.

    A defesa reserva do Grêmio - Joílson, Ozéia, Rafa Marques e Edílson - não inspira a mínima confiança, pena. Seria melhor para o espetáculo, e para os torcedores (jeje!), se os titulares - Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Neuton - formassem a linha defensiva do Imortal nesse duelo dificílimo.


    Abraço!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com