" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 23 de maio de 2010

Surpresas à vista

Quem diria que o Guarani estaria, ao lado do Ceará, entre os dez primeiros colocados do Brasileirão, mesmo que ainda na terceira rodada? Ou então que Roger e outros dois zagueiros, sendo um do Avaí, seriam os artilheiros da competição? É, este Brasileiro parece ser mais um daqueles nos quais o equilíbrio e os fatos surpreendentes ofuscam os bons times e elenos planejados antecipadamente. Apesar de ainda estarmos no início do torneio.

Fato é que tais surpresas não ocorrem por acaso, ao contrário do que muitos pensam. Vágner Mancini, por exemplo, não pode ser considerado um técnico competente? Mas é claro, ele é um excelente técnico, e conseguiu ajeitar o modesto time do Guarani, comandado pelos gols do experiente e eficiente Roger. Assim como o Ceará montou um bom time e manteve a base, sobretudo no banco de reservas, com um técnico que conhece como ninguém sua equipe e o seu potencial. E sabe, como dificilmente outro saberia, usar isso a seu favor.

Um ponto que chama a atenção nesses dois exemplos citados como possíveis 'zebras' do campeonato é o fator casa. Ambas as equipes já se mostram, desde o início, muito forte dentro de casa, com o apoio irrestrito da torcida, que costuma comparecer, seja qual foi a situação do clube. Exatamente como fez a galera bugrina, quando o time estava na Série C, com um dos melhores públicos do país. A cearense sabe também fazer festa. E decidir jogos, como o da estreia, contra o Fluminense de Muricy Ramalho.

Melhor ainda para o futebol é poder afirmar que não existem somente duas surpresas agradáveis no Campeonato Brasileiro, pelo contrário. O próprio Avaí, que perdeu jogadores importantes e o seu técnico, deu a volta por cima, foi campeão estadual e já começa a fazer bons jogos no Brasileiro, como o do Mineirão, no empate contra o Cruzeiro. No entanto, não é só de surpresas agradáveis que vive o futebol brasileiro. Péssimas também existem. Vasco e Goiás que o digam. Com times nem tão limitados assim no papel, ambos não fazem por onde honrar suas tradições e amarguram as duas últimas posições, respectivamente.

A exemplo do que aconteceu no último ano, num Campeonato repleto de surpresas e equilíbrio, o Brasileirão deste ano promete. Para aumentar a oscilação das equipes e colaborar com o equilíbrio ao máximo do campeonato, a parada para a Copa poderá, sim, fazer a diferença. Contra ou a favor. E aí, as zebras e os cavalos paraguaios darão as cartas. Favoritismo por aqui não tem moral alguma para aparecer. Haja emoção.

Um comentário:

  1. BOM ESSE BRASILEIRÃO NÉ?
    EU TB ESTOU GOSTANDO...
    BOM VER OS TIMES PEQUENOS QUERENDO INVESTIR CADA VEZ MAIS E CRESCER...
    TUDO PELO FUTEBOL ARTE!

    E O IMPERADOR? JÁ ERA!!! JÁ FOI TARDE!!!

    SRN

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com