" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Grêmio comemora. E a Fifa também...

A maior zebra da história dos Mundiais encheu os olhos e os copos dos gremistas. O Internacional está eliminado do Mundial sem ter chegado à final. Não há festa maior para os tricolores. A derrota colorada também fez Joseph Blatter &CIa. comemorar. Muito. Afinal, quando a FIFA determinou que os campeões africano, asiático e da Oceania deveriam participar, também, do torneio antes conhecido como Interclubes, o Mundial ganhou um novo esteriótipo. Mais encorpado, passou a durar mais, e a fazer parte do grande plano de Blatter: a expansão do futebol pelo mundo afora, sobretudo para países nos quais o mesmo tem pouca influência.

Com a vitória histórica do TP Mazembe sobre o favoritíssimo Internacional, a FIFA sorriu. Viu que, enfim, calara seus críticos da nova forma de disputa do torneio mais cobiçado do planeta. Viu, enfim, um africano fazer história. E confirmar a tese de que times do continente mais pobre do mundo não são meros coadjuvantes atualmente. Pois é, o dia em que um time do Congo ganha de um brasileiro chegou.

E, se continuar do jeito que está a expansão do futebol pelo mundo, tem tudo para se repetir. A FIFA tanto tentou que conseguiu. Hoje, o futebol africano está na final do mais importante torneio. Se o Mazembe montasse um time competitivo e inesquecível como este há 10 anos atrás não teria chance de escrever a mesma história que escreve neste sábado. Graças à FIFA.

E mesmo com muitos críticos coerentes e aceitáveis, a FIFA merece elogios. Depois de tantos erros, de tantos equívocos, pensou. Planejou. Pôs em prática. Depois de anos, pode colher os resultados. E se dizer orgulhosa de ter feito parte de uma das melhores mudanças do futebol mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com