" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ronaldo é Ronaldo. E merece muito mais do que isso


Ronaldo é Ronaldo. E sempre será. Fenômeno de superação, astro da mídia internacional, exemplo para todo e qualquer brasileiro que sonha em vencer na vida. Nessa confusão toda que acontece no CT do Corinthians após a eliminação para o Tolima, o camisa 9 é um dos mais criticados, xingados, exigidos. Torcedor tem memória curta. E seletiva.


Os mesmos personagens que criticam a atual forma física de Ronaldo, iam à loucura com os gols fenomenais de 2009, como o que encobriu Fábio Costa em plena Vila Belmiro, após belo corte em Triguinho. Os mesmos que criticam o marketing fenomenal, ignoram os lucros concedidos pela contratação de Ronaldo ao Corinthians. O Fenômeno alavancou o marketing do clube alvinegro.


Qual a culpa que Ronaldo tem na eliminação? A mínima. Não foi Ronaldo que falhou nos dois gols do time colombiano em Iguapé. Ronaldo, diferentemente de muitos jogadores, tentou resolver a situação. Lutou. Suou. E fracassou como qualquer ser humano. Apesar da história fantástica de vida e volta por cima, o astro corintiano não é super-herói.


Todo e qualquer torcedor tem direito de criticar Ronaldo. Pela sua forma física, técnica ou por qualquer outro motivo. Pode ser até por invenção. Liberdade em um país democrático. Contanto que o respeito exista. Respeito com a carreira de um dos maiores esportistas da história. Respeito com um ser humano sensacional. Respeito ao próximo. Respeito mútuo. Até porque Ronaldo nunca saiu xingando torcedor por aí. E nem vai. Ronaldo é Ronaldo, e não precisa disso. E nunca quis isso.


Na verdade, como o próprio publicou em seu twitter neste sábado, Ronaldo não precisa de dinheiro. Não precisa correr o risco de acabar de vez com seu joelho jogando no interior de São Paulo ou de qualquer país sul-americano. Não precisa ver sua vida profissional em risco. Ele já fez fama, carreira, dinheiro, família. Com o patrimônio que tem, Ronaldo poderia ficar descansando a vida inteira. No lugar que quisesse.


Ronaldo joga por amor, e não por dinheiro. Há quem diga que ele joga por ambição. Que nada. Joga por amor, paixão pelo que sempre fez na vida. Da vida. Pela vida. Ronaldo viaja horas com turbulência ao interior da Colômbia, para ouvir protestos, tomar pedradas, ver seu carro depredado na volta o Brasil, ouvir ameaças, por amor ao esporte que o consagrou e lhe deu tudo. Por paixão ao futebol.


Portanto, torcedor. Você, que está de folga. Você, que não trabalha. Você, que não estuda. Você, que vadia. Pense antes. Reflita. E respeite a história de um ser humano fantástico, um jogador fenomenal, um atleta de ponta. Que passou por cima do amor pelo seu clube de coração para alavancar o marketing do Corinthians e ser amado no Parque São Jorge. Porque é isso que ele merece: amor. Ronaldo não nasceu para ser odiado. Nasceu para ser idolatrado.

2 comentários:

  1. Vamos parar de passar a mão na cabeça do Ronaldo! Ele está fora de forma, não quer mais jogar futebol e tem culpa sim na eliminação, só tem menos culpa que os dirigentes que o mantém no clube mesmo sabendo que sua única serventia é gerar lucro para o clube, já que dentro de campo ele não resolve nada. E ainda tem os integrantes da imprensa que passam a mão na cabeça dele só por ser o Ronaldo do penta, aquele que todos nos respeitamos e admiramos.. a Globo principalmente, sempre pensando nas entrevistas exclusivas e o diabo a quatro!


    Qualquer um joga por amor recebendo milhões todo mês, até o Jô Soares. kkkk

    Abrasss

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo não é mais aquele Ronaldo que jogava por amor... discordo plenamentte de vc. Enqto se continuar passando a mão na cabeça dele, vai se achar o bonitão, o gostosão...
    Foi se o tempo que ele era bom em campo. Agora está gordo e mal se mexe em campo!
    Tá igual ao Romário em final de carreira: Esperando a bola passar!
    Uma vergonha!

    SRN

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com