" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Um novo campeão chegou

Bastou uma pequena seqüência de jogos sem perder do São Paulo, para o canto "o campeão voltou " voltar a ser ecoado nas arquibancadas do Morumbi, com todos os torcedores usando a máscara do Jason, personagem de um famoso filme de terror que ressucita quando todos lhe dão como morto. Coincidências à parte, o tricolor paulista, comandado agora por Ricardo Gomes passou a jogar mais a seu estilo, valorizando muito a posse de bola. E mais do que isso, voltou a jogar bem, a vencer convincentemente. Voltou a ter sorte e postura de campeão.

Porém, talvez a afirmação " o campeão voltou " não esteja completamente correta. Pois, afinal, o time comandado por Muricy jogava mais ao estilo inglês. Um futebol de muita força, tanto física, quanto tática. Dependia muito das bolas alçadas na área para seus gigantes, e técnicos, zagueiro. Ou seja, era quase que completamente diferente do tricolor de Ricardo Gomes, que tem no toque de bola a principal arma ofensiva.

Não dá para apontar um time superior, levando os dois em consideração. São estilos diferentes de times com a mesma base e os mesmos jogadores. Bons estilos até. É lógico que alguns não jogam da mesma forma, vide Richarlysson, que jogava mais como ala com Muricy, ou até mesmo de terceiro zagueiro. Com Ricardo, Ricky faz um segundo volante, que ajuda muito na marcação e aparece bem pro jogo também.

Jorge Wagner, sem dúvidas, é o melhor exemplo para evidenciar as diferenças entre os dois comandantes.Muricy insistia em fazê-lo jogar pela ala, ou como um segundo, ou terceiro volante. Ricardo Gomes o pôs como armador, papel semelhante que Douglas exercia no Corinthians. Jorge é o responsável por ditar o ritmo da equipe. Quando é necessário uma quebra de ritmo, Jorge trata de cadenciar o jogo, ou quando precisa-se de mais velocidade, ele aciona, no momento certo e com passes absolutamente precisos, os alas, que ganharam mais velocidade e mobilidade com Ricardo.

Portanto, talvez a afirmação correta para o atual momento do São Paulo seja " o campeão chegou ". Sem se tratar de um velho campeão, mas sim de um novo campeão, com um novo estilo, diferentemente do time de Muricy. Atenção torcida tricolor, é melhor começarem a ensaiar um novo canto : " o novo campeão chegou...".

Um comentário:

  1. É um São Paulo com um novo estilo de jogo. Sem utilizar alas, mas laterais. Que sabe tocar a bola, qualidade que sempre foi evidente em Jorge Wagner e Hernanes.

    Confesso: ainda não vejo o São Paulo como favorito ao título. Vejo um time com potencial. Mas, ainda falta algo. Preciso ainda ver o comportamente do tricolor nos "jogos de seis pontos". O primeiro deles, contra o Goiás, ainda é pouco. Inter, Palmeiras e Atlético/MG serão os confrontos que provarão de vez se o "campeão voltou" ou não.

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com