" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Falhas da zaga minam Fla de Luxa



O Flamengo mais uma vez teve posse de bola superior à do seu rival, mesmo fora de casa. Ainda que um pouco sonolento, chegou a controlar o jogo na segunda etapa, quando o placar apontava para 1 a 1. Mas novamente se viu refém de falhas da zaga. E acabou derrotado por 3 a 2, em Florianópolis.

Fato é que o time não jogou bem. Sem muita gana, deixou o Avaí controlar boa parte da partida à base da ocupação de espaços. Com Lincoln inspirado, o time catarinense poderia ter aberto uma boa vantagem na primeira etapa. E, graças aos erros da zaga carioca, ela veio no segundo tempo.

Dessa vez as bobeiras foram coletivas. E previsíveis. Gustavo está longe de ser um bom reserva para um time que briga pelo título brasileiro. E Ronaldo Angelim, aos 34 anos de idade, já pode rever as suas atuais funções no time. Ambos falharam nos três gols do Avaí. Pra piorar, Airton, o grande protetor dos zagueiros rubro-negros, lesionou o joelho e está fora há duas semanas.

Há 5 jogos sem vencer, o time de Luxemburgo sofre queda vertiginosa na tabela. Já é o quarto, atrás dos rivais Botafogo e Vasco, terceiro e segundo colocados, respectivamente. Contra o Bahia, no próximo domingo, no Engenhão, um resultado negativo pode servir como divisor de águas para o clube. Até porque os adversários diretos continuam vencendo. E em boa fase.

Menos mal que Ronaldinho Gaúcho, o grande destaque do time na temporada, continua tirando coelhos da cartola. Foram deles os dois gols da equipe nesta quarta – um deles lindíssimo, olímpico. Com toques refinados, vem fazendo a diferença em lances isolados. Como todo craque.

Thiago Neves, porém, ainda não retornou à boa fase. Acima da média no primeiro semestre, ainda está devendo no Brasileiro. Voltando de lesão, a tendência é que ainda demore a reecontrar a realidade da Copa do Brasil e do Caricoa.

Mesmo sem Thiago em alta, o Flamengo tem ótimas alternativas ofensivas. Com muita força na posse de bola, uma das marcas dos times de Luxemburgo, o Fla-2011 sabe ser paciente com a bola nos pés: joga pelo chão, sabe se movimentar, abrir e criar espaços, esperando o melhor momento para ser fatal.

Todavia, é um time sem defesa segura. E, em um campeonato equilibrado como o Brasileiro, isso é mais do que fundamental para quem briga pela parte de cima da tabela. De nada adianta ser incisivo na frente se a defesa falha todo jogo atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com