" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ninguém é invencível

O papo que rola atualmente sobre o Brasileirão é de que o São Paulo será campeão mais uma vez. Não é uma certeza, mas sim uma projeção, que tenta designar o tricolor paulista como invencível. O problema está exatamente aí. No futebol não existem invencíveis. Nunca existiram, talvez existam quando o mesmo for jogador por máquinas, daqui a alguns milhares de anos...

Os exemplos reforçam esta tese. Eles não são de uma mesma época ou de um mesmo time, são de diferentes tempos e equipes. Desde a Hungria de 54, até o Lyon de 2008, jamais existiram invencíveis. Olha que durante esse intervalo de tempo entre 1954 e 2008, muitos grandes times deram seus ares da graça, mas nenhum, repito, nenhum, foi invencível. Nem mesmo a Holanda mágica de 1974, nem mesmo o Brasil de 2002 ou 2006, todos eles perderam alguns jogos, uns em momentos cruciais e decisivos , outros em um simples amistoso, como é o caso do Brasil de 1970, que muitos dizem ter sido invencível, mas esse time perdeu para uma modesta Argentina, em março de 70, no Beira-Rio, por 2 a 0.

A discussão é unânime quanto a esse fato. O argumento do favoritismo é diferente. Nem todo favorito vence, nem todo favorito é campeão, mas todo favorito é vencível, derrotável. Todos eles. As zebras surgem por isso, por acreditarem na vitória contra um grande. Foi isso que fez o Senegal em 2002, ao derrotar a França, no jogo de abertura da Copa, e logo a França, que era a a seleção do momento, campeã em 98. Recentemente tivemos um grande exemplo disso : a vitória dos Estados Unidos, por 2 a 0, sobre a então favorita e " invencível " Espanha, acabando com sua sequência de vitórias.

Portanto, é bom pensar antes de citar já o São Paulo como campeão de 2009, dando-lhe o título, mesmo que ingênuamente, de invencível. Ou mesmo o Palmeiras, por ser comandado por Muricy, sendo, neste caso, o técnico o invencível. Mas isso não existe, vide a vitória ontem do Coritiba diante do Palmeira de Muricy. O futebol responde pelo resto, por ser uma grande caixa de surpresas, e não de invencibilidades.

3 comentários:

  1. olá! vamos fazer parceria?

    coloca o link do meu blog ae que eu coloco o seu!

    http://lfinal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esta criado o Bolão da Champions League, o mais novo game da internet, entre já para o grupo. Acesse www.nyaesportes.zip.net e particpe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gostei muito do teu Blog !!!


    Que tal parceria???

    http://eternotimaoo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com