" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 5 de abril de 2010

Previsível, inchado e sem graça

Dezesseis times, sendo apenas quatro da primeira divisão - exatamente os considerados 'grandes' -, dois turnos, diversos estádios vetados, ingressos caríssimos. Estas são apenas algumas das características que prejudicaram o Campeonato Carioca 2010, transformando o Estadual mais 'charmoso' do Brasil no mais chato. Aliadas à fraqueza dos times 'pequenos' e à discrepância entre os jogadores dos menores com os dos gigantes, elas conseguiram tornar o Cariocão previsível, e, ao final de dois turnos sem graça alguma, muito menos surpresas, o que era esperado não deixou de acontecer: os grandes nas semis dos dois turnos.

O inchaço do torneio, que anos atrás possuia apenas 12 times, é obra da Federação, a fim de pôr os pequenos em campo por mais tempo, já que, com apenas doze times, e sem se classificarem para qualquer outro torneio - situação da maioria dos clubes menores -, tais equipes se viam atoladas em dívidas, e acabando quase falindo, já que, diante desse panorama, mal conseguiam pagar o salário de seus jogadores, pois, afinal, não tinham receita, nem sonhavam com lucros.

Mas tal reformulação da tabela, conferindo ao campeonato mais clubes, não favoreceu muito aos pequenos, principalmente pelo fato de não poderem atuar em casa diante dos grandes, devido ao veto do Corpo de Bombeiros e, consequentemente, da Federação Carioca. Talvez existam duas exceções, atendendo pelos nomes de América-RJ e Bangu, dois tradicionais clubes do Rio de Janeiro que retornaram há pouco tempo à primeirona carioca e que, neste ano, conseguiram a proeza de se classificar para a Série D do Brasileiro e para a Copa do Brasil, gerando, futuramente, receita.

Mesmo assim, o fato é que tal reformulação, aumento dos times, deixou o campeonato cada vez mais evidente, previsível. Graças ao fato de 11 dos participantes serem times pequenos, que sequer estão na Série B do Brasileiro. Sendo assim, boa parte das rodadas, com exceção, é claro, dos clássicos e de raríssimos jogos entre os dois escalões, foram sem graça, desimportantes, e pior: óbvias no que diz respeito ao resultado. Não demorou para os 'gigantes' mostrarem seu poderio e, em alguns casos, até com time completamente reserva, venceram os pequenos.

O exemplo de tudo isso é o Flamengo que, sem contar com a semifinal da Taça Guanabara, não perdeu um, sequer um jogo. Em certos casos, começou até perdendo o jogo, mas com o passar do tempo, a fraqueza e a falta de preparo do adversário falavam mais alto e a vitória( goleada, na maioria das vezes) era logo construída. Isso desinteressa muito o torcedor. Ademais, um aumento no preço dos ingressos ainda foi capaz de piorar as coisas. Porém como diminuí-lo? Não há receita, não há lucro, não há público. Nem mesmo nos clássicos, com exceção do primeiro Fla-Flu do ano.

Para virar o jogo e fazer o Carioca voltar a ser o mais 'charmoso' dos estaduais é preciso mudar. Mudar a fórmula de disputa. Alguns falam em mata-mata, contudo, isso não é possível, já que, desta forma, os pequenos ficariam bela parte do ano sem atividades e, dificilmente, conseguiriam se sustentar. A grande bola da vez seria "desinchar" o Cariocão, quem sabe fazer voltar o módulo com 12 times, ou até mesmo 10. Outra hipótese bastante aceitável seria uma criação de uma preliminar, onde só os pequenos jogariam, e os melhores se classificariam para jogar o resto do campeonato(parte decisiva) com os grandes, exatamente como ocorre na Copa da Liga Inglesa.

Pensar e reformular. São estas as palavras a serem usadas pelos dirigentes cariocas, para que, em 2011, possamos voltar a ter um Estadual digno de cariocas. O de 2010 ainda não acabou, pelo contrário, nem existiu até o momento, só começa agora, nas semifinais da Taça Rio, onde os grandes disputam pela última vez uma vaga na final geral. Os grandes. Somente os grandes. É hora de mudar. As zebras estão em extinção no Rio e a causa, ou melhor, as causas são claras, mas varridas para debaixo do tapete, que não é vermelho. Pena.

3 comentários:

  1. Realmente o inchaço de todos os Estaduais, com o aumento de datas em relação àqueles miúdos de 2003, não ajudou os pequenos - apenas atrapalhou. As cotas de participação das federações são pequenas e, com mais rodadas, há mais gastos. Estamos em uma fase de transição, em que os pequenos tradicionais, com administrações semi-amadoras, darão espaço a novos clubes, enxutos e com dinheiro - são os casos de Grêmio Prudente e Duque de Caxias, por exemplo.

    Basta ver que, desde que o número de clubes aumentou de 12 para 16, os quatro grandes voltaram a se classificar para todas as semifinais de turno, algo raro nos últimos anos.

    Eu defendo o fim do Estaduais, e a criação de ligas nacionais inferiores regionalizadas. Sei, entretanto, que isso dificilmente acontecerá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com vc que o Carioca desse ano está mto ruim e achei seu texto mto coerente. Concordo que deveria ter mesmo uma preliminar nos times pequenos. Assim daria algum fôlego ao combalido campeonato.
    Achava até que esse campeonato deveria ter somente duas fases: 1º e 2º turno sem disputa e nem campeão de fase alguma. Assim daria mais ânimo... A Taça Guanabara tb está bastante combalida e previsível demais...
    Mas quem será que iria montar um campeonato nesses moldes e criar coragem para falar com os "grandes" da Federação? Só alguém com uma visão de futuro ou talvez uma bola de Cristal!

    Qto ao Dênis Marques. Acho q ele foi uma promessa que não deslanchou e que deveria cortar as trancinhas para parar de tropeçar nelas... Ele foi uma das piores contratações do Fla, ano passado!
    Não gosto dele e acho que já deveria ter sido descartado! Tem jogadores melhores que ele por aí...

    SRN

    ResponderExcluir
  3. pra que os estaduais? preencher um calendário já sobrecarregado! que se joguem com as equipes Bentão ¬¬

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com