" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sábado, 3 de julho de 2010

A Alemanha que une a beleza ao eficiente

Na Copa dos contra-ataques, ninguém sabe usar melhor suas armas do que a Alemanha. O técnico Joachim Löw achou no seu grupo de jovens a fórmula perfeita, aliando futebol bem jogado ao pragmatismo de um time que começa a ganhar cara de campeão.

Segura atrás, dinâmica no meio, a Alemanha gosta, mesmo, é de jogar nos contra-golpes explorando a velocidade de seus quatro excelentes homens de frente(Müller, Ozil, Podolski e Klose).

Para isso, é fundamental que o time abra o placar, mesmo que o gol tem uma boa dose de sorte. Não interessa. Pragmática ou não, o toque de bola envolvente no meio-campo e o talento de seus meias encanta o mundo.

Mesmo jogando nos contra-ataques, o time jamais se mostra covarde/retranqueiro. Jamais. Prova disto é a escalação dos volantes. Khedira e Shcweinsteiger são meias de origem e, nenhum dos dois, tem a pegada, a marcação como ponto forte. Pelo contrário. É no passe que eles se baseiam e organizam o time. Dá muito certo. O retrospecto pode provar.

O temor dos alemães era pegar, por exemplo, um time paciente, que saiba tocar a bola, sem se lançar muito à frente. Leia-se Espanha, adversária alemã da decisiva semifinal.

Com Villa inspirado e Iniesta voltando a fazer boas partidas, o problema alemão ainda aumenta quando é informado que Müller, um dos grandes destaques da seleção e da Copa, está fora do jogo, por suspensão.

Quem entra no seu lugaR? Provavelmente Trochowski.

E por mais que o ponta do Hamburgo seja bastante criticado na Alemanha, dificilmente ele n~çao encaixará no atual esquema de jogo alemão. O 4-2-3-1 é dinãmico, rápido, inteligente e pragmático. Lembra bastante o Barcelona. Sonho de qualquer jogador. Não vai ser um reserva que irá estragar o time. Quem sabe não pinta, até mesmo, um novo coadjuvante.

É a cara de um time campeão. Falta a coroação. O dia 11 de julho espera a Alemanha de braços abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com