" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 21 de julho de 2010

A melhora do Avaí tem nome e sobrenome


Antônio Lopes poderia muito bem estar aposentado. No auge dos 69 seus anos, o ex-delegado garante, porém, que não consegue largar o futebol. Uns o chamam de “ultrapassado”, mas, na verdade, os fatos estão provando que essa alcunha ainda não cabe à figura de Lopes. Disciplinador, e ao mesmo tempo motivador, retranqueiro, mas com muita velocidade nos contra-ataques. Lopes é dinâmico. E vencedor.


Na frente do Avaí, vem mostrando isso.Desde que assumiu a equipe, após a saída de Péricles Chamusca, o time não para de jogar bem e conquistar pontos, subindo, cada vez mais, na tabela da Série A. A torcida já o considera um salvador da pátria, como foi Silas, ano passado. Nesta quarta, o “Jesus” avaiano deu mais uma prova de pura sabedoria tática e fez seu time segurar a força do renovado Flamengo, em pleno Maracanã.


O Avaí é outro time com Antônio Lopes. Roberto é outro atacante. Caio corre como nunca. Eltinho há muito tempo não jogava o que vem jogando. E a torcida nunca acreditou no time como agora acredita. É o poder de Lopes de reverter uma situação problemática, de recuperar jogadores, de vencer. Como fez no Atlético Paranaense, ano passado, ao recuperar o hoje santista Wesley, ao livrar o Furacão da Degola.


E quem disse que Lopes só sabe recuperar times? Sabe monta-los, também, e de forma organizada e trabalhadora. Exatamente da forma que foi no Vasco, em 1998, quando o clube conquistou o título mais importante de sua história, a Libertadores das Américas. O treinador? Antônio Lopes. Era um timaço, mas para reunir craques como Edmundo, Donizete, Pedrinho, Felipe e etc num mesmo time, era preciso maestria e disciplina. Era preciso alguém como Antônio Lopes.


Antônio Lopes não conhece a palavra aposentadoria. Em sua cartilha de vida, os vocábulos trabalho, futebol e vitória andam juntos, inseparáveis, e só lhe causam alegrias. No Avaí, Lopes espera que não seja diferente. Até agora não vem sendo. Vieram São Paulo, Palmeiras, Felipão, Flamengo....Só da Antônio Lopes. E a galera da Ressacada agradece. De futebol, o “delegado” entende. E não desaprende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com