" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 7 de julho de 2010

O coadjuvante que pode decidir


Piotr Trochowski não tem bom porte físico como Müller. Não joga no Bayern de Munique. Não é pretendido por grandes clubes europeus. Muito menos é destaque da Copa. É simples. Eficiente. Rápido. E pode ser decisivo.


Será dele a vaga do suspenso Thomas Müller. É, sem dúvidas, o substituto ideal para o atacante do Bayern. Além de jogar na ponta-direita no seu clube, o Hamburgo, tem na velocidade e nos chutes de média distância suas grandes virtudes.


Além do poder de decisão.


Trochowski é coadjuvante do tipo que gosta de, em momentos decisivos, virar protagonista. Foi assim contra o País de Gales, em outubro de 2008, quando, num jogo muito complicado para a Alemanha, entrou e resolveu. Vitória simples, eficiente, por um a zero, gol dele. Bem ao seu estilo.


É claro que a Espanha não é País de Gales. Xavi não é Giggs. E Villa não é Bellamy. Os dois primeiros das comparações são superiores aos outros dois. Isto sem comparar o resto do time. Aí, sim, goleada certa da Espanha.


Mas o polonês naturalizado alemão aos 15 anos é o mesmo do de dois anos atrás. Com as mesmas virtudes. E a mesma determinação em decidir. Contra a Espanha, ele pode fazer a diferença, para a surpresa de muitos. Contudo, não a daqueles que o acompanham desde cedo e sabem do potencial deste garoto, que jamais vai ser craque.


Mas bom jogador ele já é. A chance de se consagrar chegou. Será que ele irá aproveitá-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com