" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mudanças necessárias

Quando o problema parecia ser o elenco, demitiu-se o técnico. Quando ele passou a ser a zaga, demitiu-se o capitão Lúcio. Quando passou a ser o ataque, vendeu-se Podolski. A única exceção desse prognóstico foi quando o problema parecia ser o time todo, e manteu-se Ribery, apesar das ofertas - algumas delas milhonárias. Desde o fim da temporada passada o time não se encaixa, apesar de ter sido o clube que mais gastou na Alemanha, gastando aproximadamente 45 milhões de Euros. As contratações de Mario Gomez, Tymoschuk, Olic e Pranjic, parecem, cada vez mais, não justificar os valores gastos para ter suas presenças e, mais do que isso: estão deixando saudades ao torcedor do Bayern de nomes como o de Lúcio e Zé Roberto.

No Bayern de hoje, no Bayern de ontem, ou no Bayern de amanhã, a pressão é sempre a mesma: vitória. A fanática torcida vermelha não aceita outro resultado e, caso este venha, protestos e pedidos de demissões crescem em progressão geométrica. Por ser o maior vencedor do país e o time mais tradicional, com larga vantagem sobre os rivais, as pretensões do Bayern todo ano ficam em volta do prato, do título, da glória. Glória que o consagrou em seus 109 anos de vida, com jogadores notáveis, entre eles Matthaus, Klinsmann e Müller.

Para reviver seus dias de glória perdidos ao tempo, a atual diretoria do clube contratou Luis Van Gaal para o comando do time, e aposta todas suas fichas no talento e ousadia de Franck Ribery, notavelmente o craque do time e xodó da torcida. O resto é o resto. Mas que resto?Formado por jogadores medianos, o elenco do time da Baviera pouco pretende em relação à Uefa Champions League. Ou seja, nem mesmo a contratação de Robben - anunciada nesta quinta - deve mudar esse panorama. A trama está montada e a glória longe de ser alcançada. A declaração de um torcedor do Bayern, após a estreia sem vitória no cmapeonato alemão deste ano resume bem a atual relação dos jogadores com a torcida, e do time com os títulos : " O Bayern precisa de jogadores que façam jus a suas contratações. A história do Bayern não dá chances para os de hje. Precisa mudar, senão..." desabafou o " supporter".

2 comentários:

  1. Bem merecido para Louis Van Gaal..irresponsável, madou Lúcio e Zé Roberto embora. Cara, linkei teu blog no meu..faça o mesmo. GratO. AbraçO.

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo com o Romário. O Louis Van Gaal é um dos melhores técnicos na atualidade (vide o esquadrão do Ajax de 1995, que foi campeão da Europa).
    O Bayern é um Manchester City um pouco mais bem-sucedido. Cheio da grana (pelo menos é o time mais rico da Alemanha), vem sempre com milhares de contratações, formando um time diferente. Enquanto continuar assim, só vence a Bundesliga. E olhe lá.

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com