" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Para não perder o costume

Foto comemorativa : Site do Lyon - 2008


Ser 8 vezes seguidas campeão de um campeonato europeu, sem dúvidas, não é para qualquer um.Conseguir uma única conquista numa dessas ligas já é um trabalho árduo. Duas vezes, uma tarefa bem difícil. Três vezes, é para poucos, vide o Brasileirão, somente o São Paulo conseguiu essa façanha. Oito vezes?É algo - perdoem-me a expressão - animal, surreal. O Olympique Lyonnais, da cidade de Lyon, na França, conseguiu este feito sensacional.

Mesmo com essa sequencia de conquistas, o Olympique Lyonnais foi, e é, muito criticado. Justamente pelo fato de ter conseguido um feito extraordinário e jamais ter feito campanhas semelhantes em competições européias. A cada ano, a cada conquista seguida da liga francesa, a imprensa européia mirava o Lyon. Esperava-se uma mudança para melhor em relação às competições européais. Esperava-se que o Lyonnais fosse, algum dia, aliar sua força às duas competições.

É claro que em todas as conquistas o time vencedor tem um craque, um jogador que faça a diferença.E o lyon teve esse jogador em todas elas, o curioso é que ele foi o mesmo em todas:Juninho Pernambucano. Juninho, logo quando chegou do Vasco, jogou muita bola, e, logo em seu primeiro ano na França, conquistou um título inédito para o Lyon.

É hábito de um francês apaixonado por futebol abrir sua France Football e ler sobre os títulos franceses e os super-times do Lyon.Ou melhor, era hábito.Isso é passado, pois o Girondins Bordeaux, o Bordeaux, como é conhecido no Brasil, tratou de realizar essa mudança no tempo verbal, ao conquistar a liga francesa da última temporada, deixando o Lyon e Marseille para trás.Mas Jean Michel-Aulas, o presidente do Lyon, quer muito voltar ao tempo verbal que iniciou este parágrafo e, para isso, abriu os cofres e contratou...

Michel Bastos, Gomis, Cissokho e Lisandro Lopez são só alguns nomes novos no Gerland...Mesmo com as perdas de Juninho e Benzema, a manutenção de alguns atletas como Ederson e a zaga, além da volta do zagueiro Anderson, somada às novas aquisições darão ao Lyon um novo biotipo, mais poderoso, para que o velho rei, não perca, de vez, a majestade.

Um comentário:

  1. Previsões da temporada – Chelsea no blog, acesse e comente. www.nyaesportes.zip.net

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com