" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 18 de agosto de 2009

A consolidação do Colorado pode chegar

Título do Gauchão 2009 - foto : ZeroHora




Tachado por todos como o melhor time do Brasil em atividade no primeiro semestre, o Colorado estava jogando no Gaúchão e na Copa do Brasil um futebol encantador, brilhante. Porém, após a derrota frente ao Corinthians, perdendo o título da Copa do Brasil e também o da Recopa Sulamericana para a LDU, o time comandado pelo contestado Tite entrou em crise, passou a jogar mal e a conseguir resultados razoáveis, o que irritou a torcida daquele timasso do início do ano.

Apesar das derrotas serem na maioria dentro dos campos, fora das quatro linhas houve somente uma, porém importantíssima: a perda de Nilmar, negociado. Sem Nilmar, Taison caiu muito de produção, deixando de marcar aqueles tantos gols que marcara no início da temporada, assim como D'Alessandro que chegou até a ser afastado do elenco, por problemas disciplinares. O time sentiu a perda de um integrante e a queda de produção dos outros dois integrantes do " trio de ouro ", cujo a magia encontrada no Gauchão 2009 e na Copa do Brasil, andava meio esquecida e sumida.

Mas, por incrível que pareça, a campanha colorada no Brasileirão era muito boa, se mantendo todas as rodadas no G-4, mesmo com muitos problemas como suspensões e contusões. Então, chegou o Gre-Nal, o primeiro do Brasileirão 2009. Contudo, não se tratava de apenas mais um e disputado Gre-Nal, mas sim do Gre-Nal centenário, pois, afinal, esse jogo válido pelo primeiro turno seria o de número 100 na história do confronto. Portanto, uma vitória colorada nesse confronto traria paz ao Beira-Rio e esfriaria os ânimos da torcida e imprensa local. Entretanto, o que aconteceu foi justamente o contrário: vitória gremista. E as consequências foram exatamente as contrárias em relação a uma hipotética vitória, aumentando ainda mais a crise do Colorado, que parecia fazer com que o time perdesse a pegada e caisse pelas tabelas no Brasileiro, o que não aconteceu.

A derrota no clássico mexeu com o brio dos jogadores, que passaram a se esforçar mais, fazendo com que os bons resultados voltassem a aparecer, apesar do futebol bem jogado e vistoso apresentado no início do ano não fazer mais parte do repertório do time de Tite. A verdade é que o time não saiu, até agora, do G-4, mesmo tendo jogos a menos, o que aumenta as chances do Inter continuar no topo.

E, mais do que nada, a melhora nos resultados e a volta das vitórias fizeram com que os críticos voltassem a apontar o Inter como sério candidato ao título, ainda mais com a chegada de reforços importantes(Edu, Fabiano Eller e Cleber Santana deve fechar também). Se os novos contratados jogarem o que jogaram em suas melhores fases, o Colorado, sem dúvidas, brigará seriamente pelo tetra. Tite espera que isso aconteça e que seu time volte a encontrar o bom futebol, se consolidando de vez como o melhor time do Brasil, pelo menos neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com