" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 13 de maio de 2010

Méritos do Universidad de Chile

Muito se falou que o Flamengo perdeu para si próprio o primeiro jogo das quartas de finais da Libertadores, na última quarta, no Maracanã. Porém, do outro lado do campo estava um time de muita qualidade e organização tática. Rápidos nos contra-ataques e impecáveis na marcação, os chilenos do Universidad de Chile fizeram uma partida histórica e bateram os donos da casa, e favoritos, por 3 a 2, garantindo uma ampla vantagem para o jogo de volta, em Santiago, na próxima quinta-feira.

Inteligente e disposto a vencer, 'La U' apertou o time da casa nos minutos iniciais. Deu sorte por se deparar com um Rômulo disperso, desligado e nervoso. Não demorou para sair o primeiro gol chileno, em falha conjuntural da defesa rubro-negra, que se mostra cada vez mais tendenciosa a erros. O jogo estava perfeito para o time chileno. Só ficou melhor quando o segundo saiu, em contra-ataque brilhante do time comandado pelo craque Montillo. Bruno até tentou evitar, mas não deu: 2 a 0.

Único a destoar do excelente grupo de jogadores em campo, o volante-ala Seymour acabou expulso nos minutos finais do primeiro tempo, momentos depois do Flamengo diminuir. Foi o período do jogo em que o Rubro-Negro esteve melhor, em poucos minutos de pressão caseira. Os chilenos se seguraram, com garra e disposição, marcando como verdadeiros leões.

Na volta do intervalo, mostrando a vontade e a atenção que lhe carcteriza, o Universidad mostrou que estava disposto a matar o jogo, mesmo com um a menos, mas, é claro, de forma inteligente e cauta, sem correr riscos. E o fez, logo aos três da segunda etapa, jogando um balde de água fria nos flamenguistas, que se viram desesperados. Increditável. Com um a menos, 'La U' jogava melhor que o Flamengo, que tinha um homem a mais. O segredo era a disposição física e tática dos andinos.

Rogério Lourenço, muito mal nas substituições, colocou Pet em campo, a fim de mudar o jogo, com um autêntico armador. Mas não deu certo. A zaga chilena estava num de seus melhores dias, intransponível. Os laterais abriram mão da qualidade técnica e do ataque para ajudar na defesa. Os volantes marcavam. E marcavam sem parar. Não paravam nem para respirar. O resultado foi um esgotamento físico absurdo ao final do jogo, que ainda teve um gol de Juan nos minutos finais. Na partida que serviria para Adriano desafogar as máguas e a torcia rubro-negra fazer a festa, um bem organizado e ambicioso time chileno deu as cartas. Como um verdadeiro mágico do futebol.

Um comentário:

  1. Flamengo perdeu pq não jogou absolutamente nada. Não fez seu dever de casa corretamente!
    Já nem acredito mais em classificação...
    Agora é tocar o barco para frente e tentar a sorte no Brasileirão!
    Fazer o quê?

    Bom fds!!!

    SRN

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com