" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 13 de novembro de 2011

Os motivos que não permitem ao Flamengo brigar pelo título

Em um campeonato tão tresloucado como o Brasileiro, soa como incoerente afirmar, a cinco rodadas do final da competição que um time que está em sexto lugar, a seis pontos do líder, não brigará mais pelo título. Mas pela partida que fez hoje, em Curitiba, contra o Coritiba, tira todo o ânimo do Flamengo. Não somente pelo péssimo resultado em uma partida que poderia o colocar como terceiro colocado - o 2 a 0 afasta ainda mais o time das primeiras colocações -, mas pela forma como a derrota se desenrolou: em 90 minutos, o time de Luxemburgo provou como não fazer para vencer jogos e brigar por títulos.

As falhas individuais na defesa voltaram a aparecer. E o pesadelo da bola parada continua vivo na mente dos torcedores rubro-negros. Assim como fez o Cruzeiro, há exata uma semana, no Engenhão, o Coritiba abriu o placar em um escanteio. A jogada foi totalmente idêntica à que terminou em gol de Anselmo Ramón, no fim de semana anterior. Desta vez, coube a Leonardo empurrar para as redes, dentro da área, sem chances para Felipe, que não teve culpa nos dois gols.

O segundo gol teve um nível de facilidade ainda maior para os donos da casa. Maranhão aproveitou o erro de Ronaldinho no domínio de um lançamento de Felipe, roubou a bola no meio de campo, e, sem ser incomodado por nenhum marcador, invadiu o campo de defesa rubro-negra e, da entrada da área, chutou. A bola ainda desviou antes de encobrir o camisa 1 rubro-negro.

Como vem sendo desde o início do campeonato, uma eventual desvantagem no placar desanima extremamente o time rubro-negro, que parece não ter f0rças para reagir. Toque de bola pra cá, toque pra lá, e nada. A burocracia do meio de campo parece inexpurgável. Thiago Neves é um dos poucos que merece ressalvas. Em meio ao marasmo de jogadores do nível de Ronaldinho, Renato Abreu, dentre outros, destaca-se a entrega de um meia habilidoso e disposto a transformar suór em sangue.

Mas um só Thiago Neves não basta para o Flamengo. Bastaria, sim, se o time tivesse um atacante capaz de prender a bola na frente, fazer o pivô, abrir espaços e finalizar com precisão. Não são os casos de Deivid e, sobretudo, o atrapalhado e inexplicável Jael. É o castigo para quem preferiu não apostar em Adriano, Vágner Love e abrir os cofres por Kléber.

Os problemas rubro-negros são tantos que ultrapassam as quatro linhas e chegam à área técnica. Como pode um técnico, antes do final da primeira etapa, perdendo por 2 a 0, tirar um meia-atacante e colocar um volante? Luxemburgo tenta, mas não pode justificar. Errou na substituição. Mexeu mal e recuou o time num momento inoportuno. Verdade é que as opções que lhe são dadas não ajudam. Mas é preciso tirar leite de pedra num momento decisivo como o atual para ser campeão brasileiro.


Um comentário:

  1. Lucas,
    é, você tem razão, os problemas são muitos e com certeza não vão se resolver nesse últimos 4 jogos.

    O elenco é deficitário, é uma mistura de bons jogadores, um ou outro craque(preguiçosos), jogadores esforados e um bando que só se entende estar no Flamengo por questões empresáriais, por que qualidade......

    Não se monta um time do dia pra noite, fato "invero". E Luxa, mesmo que também tendo sua parcela de culpa nessa instabilidade que o time demonstra, sempre alertou que esse ano seria como um plano piloto para um projeto maior, a de se considerar que alguns nomes do elenco é muito abaixo da média, e diz a lenda que a barca no final do ano vai sair lotada....

    Mas o mengo esse ano, se bem analisado, ainda fica acima do esperado, contando que ficou 10 ou 11 jogos sem vencer, e mesmo assim ainda briga pelo título, se não fosse a derrota de hoje estária nas cabeças...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com