" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 6 de novembro de 2011

Cristiano Ronaldo: um ídolo polêmico, um craque pouco reconhecido


Os números e as atuações falam por si só. Mas a marra e o orgulho embarreiram o caminho rumo à unanimidade. Com fama negativa fora dos campos, não é considerado bom moço nem mesmo dentro deles. Na disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo, carrega nas costas o ônus de quem nunca teve na modéstia o seu forte. Mas ao mesmo tempo, mostra que, com a bola nos pés, continua o craque que sempre foi. Hoje, na hora do almoço, fez mais três gols pelo Real Madrid na goleada de 7 a 1 sobre o Osasuna. Com 102 gols, ultrapassou Ronaldo Fênomeno na história do clube merengue. De recorde em recorde, vai provando ser muito maior do que todos o consideram ser.

Cristiano Ronaldo é um ídolo difícil de ser idolatrado por adversários. Faz parte de um rol de jogadores históricos, míticos, mas pouco respeitados por adversários. Abusado, marrento e, por vezes, desrespeitoso, não consegue muitas vezes, por causa dessa fama, receber o reconhecimento necessário por sua carreira como jogador – brilhante, por sinal. Falando menos, polemizando menos e marcando mais gols do que nunca, parece estar no caminho certo. Ainda sem a modéstia e a tranquilidade de jogadores mais tímidos. Como Messi. Mas com muitos gols.

Errado, de fato, é quem não considera, hoje, Cristiano Ronaldo, pelo menos, entre os três jogadores do mundo. Incoerência total para quem marcou 53 gols na temporada passada e já chegou ao de número 13 na atual época. Se não bastasse, o português também é notório nas assistências. A cada jogo, uma nova magia. E mais gols. Hoje foram três. Com direito a entrega do prêmio Bota de Ouro, mais um para sua inesgotável coleção.

Pelo futebol que jogam, no momento, seus concorrentes, sobretudo Messi e Xavi, Cristiano não é favorito ao prêmio Bola de Ouro, concedido em conjunto pela revista francesa France Football e a Fifa, numa tentativa de eleger justamente o melhor jogador do planeta a cada ano. Por outro lado, de forma algum o gajo pode ser considerado azarão. Numa breve comparação com Messi, tem rendimento parecidíssimo. E, como o argentino para o Barcelona, é o jogador mais importante para o time de José Mourinho atualmente. E um dos mais decisivos da Europa.

Em números mais abrangentes, leva inclusive a melhor sobre o atual melhor jogador do mundo: desde 2003 com a camisa do Barcelona pelos profissionais, Lionel Messi marcou 200 gols; em menos de três temporadas, Cristiano Ronaldo chegou a 100. Se a corrente se manter, o português ultrapassará o argentino nos próximos anos.

A discussão merece ser levada aos aspectos técnicos e táticos. Numa visão geral, é possível afirmar que Messi é mais completo, mas isso não significa dizer que o argentino é melhor. Nem mais jogador. Com estilos e posições diferentes, ambos receberiam de forma justa o prêmio de melhor do mundo. Teoricamente. Na prática, Messi é o brilhante, o herói da história e Cristiano, o vilão. Graças a seus comportamentos dentro e fora de campo. Mas é preciso haver imparcialidade, sobretudo dos críticos. No quesito mais importante, que é o futebol, Messi está no mesmo patamar que Cristiano, com pequenas diferenças.

Historicamente, inclusive, ambos se colocam no mesmo patamar, pois falta aos dois um título de expressão – leia-se Copa do Mundo. Falta essa consagração. Ídolos incondicionais de suas torcidas e de seus países, já ganharam quase tudo na carreira. Com exceção do título mundial. Na Espanha, onde jogam atualmente, são estrelas em meio ao país que abriga os atuais campeões do mundo. E, de um modo geral, donos de um campeonato. Afinal, a cada rodada, a cada jogo, só se fala nos gols, nas assistências, nos números que os separam. O futebol de um, porém, está sempre colado no de outro.

Ultrapassar Messi na matemática das estatísticas significaria muito para Cristiano Ronaldo. Ainda assim, para enfim ser unanimidade, o melhor do mundo, sem preconceitos e com total reconhecimento, faltam conquistas. Conquistas na maioria coletivas. Principalmente uma Copa do Mundo por Portugal. Aí, sim, mesmo sendo marrento, ousado, marqueteiro, metido e polêmico, Cristiano Ronaldo será, de fato, o melhor do mundo. Sem barreiras e fronteiras. Por enquanto, é só um dos melhores. E ainda sofre muito por ser como é.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Já abordei algo semelhante sobre isso em meu blog. www.dominochuto.blogspot.com
    Abraços!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com