" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 26 de julho de 2010

Exagerada demais


Renan, Rafael, Henrique, Rever e André Santos; Jucilei, Hernanes e Ganso;Neymar, André e Tardelli. Esta poderia ser, muito bem, uma escalação de um time brasileiro, candidato, é claro, ao título nacional. Sem problemas algum. Mas não. Esta pode ser, por incrível que pareça, a seleção brasileira titular do próximo amistoso, contra os EUA, em agosto, na estréia de Mano Menezes à frente da equipe.


Renovação foi a palavra-chave para a contratação e no discurso do novo técnico indicado por Ricardo Teixeira. Ambos só esqueceram-se, contudo, de não exagerarem na medida. E aconteceu o pior. Mano Menezes acabou por levar muito a sério a palavra citada acima, passando dos limites.


Afinal, chamar Jucilei, por mais versátil e técnico que seja o volante corintiano, e por mais confiança que o técnico tenha no seu ex-comandado, é inadmissível levá-lo para deixar de fora Arouca, por exemplo. Ou então levar Jefferson, do Botafogo, que nem jovem é, para deixar o ótimo Fábio, do Cruzeiro, ou o promissor Diego Alves, de fora da lista. Renan, do Avaí, então, nem se fala. Nem titular absoluto do próprio time ele é.


Por mais que essa convocação seja provisória e a tendência seja que muitos jogadores presentes na atual lista saiam da mesma nas próximas, a convocação de certos jogadores é exagero demais. É abusar do bom senso de uma torcida inteira. É passar dos limites. Enquanto eles estão prestes a vestir a camisa mais importante do futebol mundial, outros tantos mais merecedores de tal glória são esquecidos.


Pois é. Mano Menezes mal chegou e já está inventando. Não que a culpa seja sua. Ela é conjunta. A tal onda que se formou em volta da palavra reformulação está recebendo proporções anormais e totalmente desnecessárias. Mudar, transformar, renovar, não rimam, em todos os sentidos, com exagero.


Mano errou, exagerou, e, apesar de parecer cedo demais para críticas, elas têm de vir, para que isso não volte a acontecer. Ou o Brasil ficará feliz de ir para uma Copa do Mundo com o time acima citado. Renovar é preciso, mas com coerência, ou melhor, inteligência, para não fazermos alusões a personagens passados, que o mundo prefere esquecer. Com razão.

Um comentário:

  1. Vou falar uma coisa viu?
    Agradar a todos os brasileiros é difícil viu?
    Aonde o Fábio do Cruzeiro é um ótimo goleiro?
    A seleção do Mano está boa demais, considerando a que dunga mandou para a Copa!
    E só vamos saber se vai dar certo, qdo ela jogar...
    Até lá... Tem gente que vai adorar e tem gente que vai detestar como vc!

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com