" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 8 de julho de 2010

Uma tese que não pode ser levada a sério


A torcida do Flamengo está em choque. As mãos do homem, do goleiro, do capitão, do ídolo que levantaram a taça mais importante do clube nos últimos anos estão, agora, algemadas. A tragédia que culminou na prisão de Bruno pelo assassinato de Eliza Samudio afetou, além do clube, os profissionais da área no Brasil, cujas imagens já possuem inúmeros arranhões.


Os preconceitos e generalizações aos jogadores de futebol no Brasil são incontáveis e inimagináveis em outros países. Para o brasileiro que trabalha honestamente, jogador de futebol é um cidadão ingorante, sem cultura, "vagabundo" em boa parte dos casos, que vê no futebol sua única saída para crescer na vida. Falar mal da postura de jogadores no Brasil já é praxe. O cidadão só esquece que é o mesmo jogador xingado, criticado, apelidado e injustiçado por ele que lhe dá alegrias, emoções e títulos. O jogador de futebol faz o país feliz. Mexe com todos. Algumas vezes, de forma negativa.


O caso de Bruno serve para reforçar a tese que muitos defendem, de forma injusta, que jogador de futebol só não migrou para o crime organizado graças ao futebol. Mentira. Tese falsa. Contrariada por exemplos que venceram na vida, no futebol e jamais ingressariam na vida do crime. Kaká é um deles. Não por ser de classe média. Não por ter nascido em cidade grande. Não por ter estudado. Mas por ter caráter, o que Bruno não teve. Aliás, nunca teve. Bruno sempre foi um goleiro mau-caráter, que responde às críticas da forma mais violenta possível. E matou uma mulher. Por dinheiro. Simplismente por dinheiro, o que não lhe falta. Não mesmo.


Mas nem todo jogador é como Bruno. Nem todo jogador é mau-caráter. Brasileiro tem que parar com essa mania de que jogador de futebol é mau-caráter. Não que não haja jogadores desse tipo. Pelo contrário. Contudo, os que fogem à essa "regra" são muitos. Independente da origem, da cor, etnia, classe social e econômica. Isso depende da formação familiar do jogador. Ou não. Depende, na verdade, do caráter dele. Como um político. Se é corrupto, é mau-caráter, mas nem todo político é mau-caráter. Há exceções.


O caso Bruno não pode servir para reforçar a tese de muitos brasileiros. O futebol não pode deixar. Claro que os amantes do esporte, temos que combater todo esse tipo de mau-caratismo. Mas não podemos, de forma alguma, por lenha numa fogueira injusta, que queima pessoas de injustamente. Afinal, há ainda muitos jovens talentos por surgirem. E com caráter.


Isso tudo arranha muito a imagem do jogador de futebol.

2 comentários:

  1. E ai galera rubro negra e mais bem vestida do futebol mundial.

    É, parece que o caso BRUNO vem tomando rumo para um desfecho lamentável e até surpreendente para todos, mas principalmente para o FLAMENGO.

    Como já escrevi em outro post, agora não é o caso se você gosta ou não do cara, se o ciclo dele no megão já acabou, se ele era isso ou aquilo, se ele merece ou não, minha ideia não é julgar e sim mostrar o quanto todos vão perder com essa história que até parece filme de terror.

    Eu fico pensando o que leva uma pessoa bem resolvida profissionalmente e financeiramente a fazer uma coisa dessas por causa de cinco ou dez mil reais, o cara ganha pra mais cem mil..... Literalmente Bruno jogou a vida dele no lixo, uma carreira que tinha tudo pra ser brilhante agora tem tudo pra terminar como um dos casos mais inesplicaveis da história envolvendo um atleta.

    O Flamengo perde muito mais que um bom goleiro, perde todo o investimento que fez, afinal Bruno não ficaria muito mais tempo no Brasil, sem contar que onde vamos achar outro goleiro do mesmo nível (nada contra o Marcelo Lomba), e ainda tem a imagem do clube que se arranha por tabela, esse caso já é fato internacional.

    Eu não sei você, mas eu ainda não consigo acreditar nessa história, ou melhor, não quero acreditar, realmente é lamentável isso tudo, espero que o Flamengo saiba agir com o cuidado que a situação exige e apesar da minha perplexidade eu espero que a justiça seja feita.

    Em tempo:
    (14:52) O departamento jurídico do Flamengo, após debater o problema com vários juristas e desembargadores decidiu suspender o contrato de Bruno até o fim das investigações.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Belo texto o seu! Gostei dele... Mas é aquilo que falei no Impasse Livre, é uma história tão podre, que quanto quanto mais se mexer mais fede...
    E que a Imprensa o condenou antecipadamente, tb é fato... Mas quem não condenaria o cara?
    Quebrou-se assim o velho tabu que havia no futebol, de que os jogadores em sua maioria, usam o futebol para subir na vida e fugir da criminalidade...
    Quem sabe depois disso a postura deles não muda?
    Seria bom... Prá mim futebol é coisa séria!

    SRN

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com