" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A rodada carioca

Desde o início da era dos pontos corridos, os clubes paulistas asseguraram uma soberania impressionante no campeonato. Em todos os anos, houve um clube paulista disputando o caneco. Só em 2 deles, o campeão não veio do estado de São Paulo. Um desses exatamente o do ano passado, quando o Flamengo de Petkovic e Adriano impôs a força na reta final, com um hexacampeonato surpreendente e inesquecível.

O ano de 2010 parece ser semelhante. Tem tudo para terminar assim. A décima quarta rodada provou isso. Com um Fluminense corretíssimo, envolvente, rápido, e líder como nunca, sob apoio de uma torcida empolgadíssia. Com um Botafogo certeiro fora de casa, entrando no G-4. Com um Vasco reformulado, mais sério e vitorioso, sob o comando do invicto Paulo César Gusmão. A exceção era pra ser o Flamengo, limitadísismo pelo elenco que hoje possui. Mas a vitória por apenas um gol sobre o Ceará, sob sufoco e um futebol ruim, pôs o Rubro-negro a somente um ponto dos quatro primeiros.

Por isso, a rodada foi perfeita para os cariocas. Os quatro venceram, o que é uma raridade no Brasileiro. Os quatro estão bem no torneio, e prometem com seus elencos e contratações - até mesmo o Flamengo, que estreou Leandro Amaral e promoveu a volta de Renato Abreu. Os quatro parecem estar de saco cheio do domínio soberbo dos paulistas. Isso é maravilhoso para o até então decadente futebol carioca. Tem tudo para o início da transformação, da retomada.

Deste ano não pode fugir. Não que este que lhes escreve torça contra o Corinthians, São Paulo ou Palmeiras. Quer, apenas, rever um Vasco competitivo, um Botafogo glorioso, um Fluminense brilhante, um Flamengo histórico. E, quem sabe, sonhando num plano mais alto, o América. Sim, o Mequinha. Quem não quer rever o América na Série A. Por mais difícil que pareça, a rodada de ontem do Campeonato Brasileiro serviu como motivação e esperança a sonhos antigos como esses.

Um comentário:

  1. E ai Lucas, blz.
    É, parece que este ano os cariocas vão fazer campanhas dignas de suas tradições... ainda é cedo, mas acredito muito no FLU esse ano, tem tudo para ser campeão, pelo menos até agora.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com