" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




terça-feira, 29 de março de 2011

"Não contrataria Adriano nem se fosse presidente de um clube qualquer"

O assunto dominou o noticiário esportivo e as mesas-redondas nos últimos dias. Diversas opiniões apareceram. Uns apoiam Luxemburgo, outros discordam do veto do treinador rubro-negro na questão Adriano, que acabou acertando com o Corinthians, por indicação de Ronaldo, o que gerou, inclusive, o rompimento das relações profissionais do Imperador com o seu ex-agente, Gilmar Rinaldi. Tentando fugir um pouco do senso normal brasileiro e das opiniões cá encontradas, o blog entrevistou o jornalista italiano Adriano Seu correspondente da Gazzetta Dello Sport. Xará do Imperador, Seu falou sobre os problemas de Adriano, o sentimento dos torcedores da Inter e da Roma e afirmou que, na Europa, atualmente, não há espaço para Adriano, diferentemente no Brasil. “Aqui ele recebe tratamento de estrela. Lá, ele é só mais um.” Perguntado se contrataria Adriano se fosse dirigente do Corinthians, Seu deu um veto imperial. Afinal, ele conhece de perto a pessoa Adriano, e sabe o quão difícil é colocá-lo na linha.

Confira abaixo a entrevista completa.

Resta, ainda, algum respeito a Adriano por parte dos italianos?
Logicamente sempre tem que existir o respeito pela pessoa. Acho mais certo falar de respeito pelo jogador, e nesse caso já tem muito pouco. É só ler os comentários dos leitores en qualquer site, ou pela rua, e os que mais os desprezam são os torcedores da Inter e da Roma. Não é uma casualidade. Os torcedores italianos, e o futebl italiano em geral, tiveram muito respeito por ele, e a demonstração disso é ele ter guardado o apelido de Imperador mesmo sem mostrar esse nível há 6 anos. O pior é que, há pouco tempo, muita gente achava o Adriano um grande jogador atrapalhado por sérios problemas pessoais. Mas agora a gente começou a se convencer que nem um grande jogador ele é. Ele pediu desculpas demais, voltando sempre a cair nos mesmos equívocos. Infelizmente, esgotou o seu crédito com o futebol italiano.

Existe um sentimento de ódio por parte dos romanos?
Não sei, "ódio" é uma palavra forte demais talvez. Mas com certeza o torcedor da Roma tá muito bravo por causa de ele ter um contrato milionário e não ter mostrado a mínima profissionalidade. Numa época onde o futebol e a sociedade toda enfrentam crises econômicas, a Roma fez um grande esforço financiero para contratá-lo, e acho que Adriano não pode justificar o seu fracasso simplesmente com as lesões sofridas. A gente não esquece que ele, depois de treinar 3 meses, ainda tinha sobrepeso. Além disso, mesmo com todos os problemas que você tem, ainda mais se você nao está jogando nada, precisa cuidar mais do lado profissional. Não pode faltar aos treinos, não pode se atrasar, e sobretudo não pode sempre gerar polêmicas falando com a imprensa que quer voltar para o Brasil. Você prometeu que ía voltar pra pagar a sua dívida com o futebol italiano, pois entao vai se aplicar, não tem outra. Enfim, acho que o torcedor romano sente-se humilhado.


Quando se desligou da Internazionale, Adriano voltou ao Brasil declarando estar cansado do futebol e armando uma possível despedida do esporte. Mas bastaram alguns dias para o Imperador acertar com o Flamengo. Esse acerto com o Fla pegou os dirigentes nerazzuri de surpresa? Eles se sentiram traídos?

Com certeza. O sentimento do torcedor interista foi de traição. Ele sentiu que o Adriano fez uma "mala jogada" e não foi honesto. Simplesmente o que o torcedor pensou foi: ‘como é isso? O Inter deixa você ir sem ganhar dinheiro nenhum depois de ter pagado o seu (alto) salário por vários anos, somente porque você sofre de depressão. E dois meses depois você assina com outro clube? ‘.Isso foi feio. Se para o Adriano o dinheiro nunca importou, então ele tinha que voltar para o Inter depois de sair do Flamengo, e logicamente sem exigir um salário milionário. Somente isso assim o torcedor interista entenderia e perdoaria Adriano.

Adriano chegou à Itália jovem, e por alguns anos brilhou intensamente com a camisa nerazzuri. Quando foi que o Imperador se perdeu?
Adriano perdeu seu nível de jogo a partir do ano de 2006. Foi aí que o Imperador desapareceu. O Adriano mesmo contou várias vezes o estilo de vida que tinha, e que muitas vezes chegava ao treino bêbado e o treinador tinha que mentir à imprensa.

Na Roma, o Imperador recebia um salário altíssimo e pouco jogava. Muita gente contestava a veracidade dos valores contratuais do atacante com a Roma. Você tem alguma informação a respeito?
Não, só sei o que foi divulgado.

Se você fosse presidente do Corinthians, contrataria Adriano?
Sinceramente? Não contrataria Adriano nem se fosse presidente de um clube qualquer.

Certa vez, o presidente da Internazionale defendeu as famosas noitadas de Vieri por meio de seus gols. Na sua opinião, Adriano consegueria aliar as baladas às boas atuações?
Quando ele voltou ao Mengo demosntrou que tinha o nível pra se destacar no Campeonato Brasileiro, mesmo seguindo um estilo de vida nada profissional. Ele gostava das festas e das noitadas mesmo quando estava no Fla. Ele faltava aos treinos e se atrasava mesmo quando estava no Fla. Só lembro o que Zico falou pra mim numa entrevista do ano passado, pouco depois da notícia de que Adriano tinha acertado com a Roma: ele falou que o Adriano, mesmo assim, era destaque no Brasil e podia fazer muitos gols, mas se quisesse triunfar na Europa, teria que mudar radicalmente. Pois o que aconteceu nos últimos 8 meses demonstrou que ele não mudou, então não tem mais o nível pra jogar na Europa. Mas, como falou Zico, ele tem sim pra jogar no Brasil. E não acho isso menosprezar o futebol brasileiro, de maneira nenhuma. Só é um futebol diferente, com menos pressão, ritmo mais lento e jogo menos puxado. Além disso, no Brasil o Adriano é tratado como estrela, e está no centro de um projeto, ao invés de na Europa, onde ele é um entre tantos e precisa ganhar seu espaço.Se perguntar o que acho sobre a nova aventura de Adriano no Timão, acho que ele vai fazer gols, importantes também, mas já não vai voltar mais Imperador. Acho que vai seguir com o seu estilo de vida, e o clube vai precisar proteger muito a sua imagem para evitar que ele se envolva em muitas polêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com