" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 26 de fevereiro de 2012

Flu campeão com muita força ofensiva




Abel Braga demorou quase um turno inteiro para perceber que o ataque tricolor precisava de velocidade. Em outras palavras, de Wellington Nem. E que não podia ter Thiago Neves jogando junto com Wágner. Muito menos Deco sacrificado como segundo volante. Neste domingo, com um primeiro tempo primoroso, o Fluminense conseguiu dar uma aula de ofensividade ao Vasco, abriu uma ótima vantagem e acabou campeão da Taça Guanabara, mesmo com a pior defesa dos clubes grandes.

A constelação de estrelas do sistema ofensivo tricolor enfim se entrosou. No momento certo. Com as peças certas. No contexto certo. Deco pôde se entender perfeitamente com Thiago Neves na criação, desfilar com tranquilidade o seu futebol diferenciado e marcar um golaço. E ainda receber uma ótima alternativa de velocidade para suas jogadas. O baixinho Wellington Nem entrou para ficar no time titular. Complemento ideal de Fred, é uma das melhores armas do ataque tricolor.

É assim que o Fluminense vence. Jogando para frente. Usando e abusando da qualidade absurda de seus homens de frente. E, hoje, também dos laterais. Um exemplo: pela primeira vez em 2012, Bruno jogou muito bem. Soube marcar - como no terceiro gol tricolor, em que roubou a bola no campo de defesa e fez quase toda a jogada do gol de Fred - e atacar com inteligência e eficácia.

Não que o Vasco não tenha tanta qualidade do meio pra frente. Pelo contrário. Mas não tem a mesma intensidade e a mesma eficiência. Com Fágner bem marcado, Juninho sem muitos espaços e Diego Souza sumido, o time trava. E passa a depender de raras jogadas individuais ou de elementos surpresas.

Ainda assim, foi muito difícil para o melhor ataque do Rio. Wellington Nem teve muitas dificuldades com Dedé, e só se fez quando partiu para cima de Fágner, à base da velocidade. Fred foi muito bem marcado por Rodolfo, que fez ótima partida. Porém, contra um time que busca o gol por 90 minutos, com estilo absurdamente ofensivo, é difícil sair sem levar gols. E quem não faz, leva. Melhor para o Flu, que achou a sua melhor forma de jogar: verticalizando jogadas.

2 comentários:

  1. Lucas,
    com certeza a força ofensiva do tricolor carioca fez a diferença, Fred, Deco e TN7 fizeram acontecer.

    Foi um bom jogo, principalmente no segundo tempo. O Vasco até poderia ter tido melhor sorte... mas os erros que originaram os gols tricolor foi mortal. Como destaque negativo do Vasco é Prass com aquela "saída" ridícula no segundo gol e Dedé abandonando a zaga para virar atacante.... mas ambos tem créditos.

    Parabéns ao Fluminense!

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fluminense soube aproveitar bem as oportunidades que teve no jogo, tecnicamente é um time que pode decidir qualquer jogo qnd os craques resolvem jogar... já o Vasco precisa de reforoços...

    Mudei de blog, esse agora vale de varios esportes
    www.janelaesportiva.com

    abraço

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com