" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quinta-feira, 24 de março de 2011

Ganso de saída



Quem não quer Paulo Henrique Ganso vestindo a camisa de seu clube? Talvez a maior revelação do futebol mundial na atualidade, o atual camisa 10 do Santos nunca se viu tão próximo da Europa. Depois de algumas reuniões com a diretoria santista, o jovem meia de apenas 20 anos não renovou contrato com o Peixe e, ao que tudo indica, após a Libertadores, embarcará rumo ao Velho Continente. O destino exato ainda não pôde ser definido pelo jogador e seu empresário, porém, o que não faltam são propostas.

Os primeiros grandes clubes europeus a manifestarem interesse na aquisição da jóia brasileira foram os rivais de Milão. A Internazionale quer a canhota de Ganso já há alguns anos, contudo esbarra na grande quantidade de estrangeiros de seu elenco, o que obrigaria os dirigentes nerazzuri a emprestá-lo a algum clube de menor porte durante um período. O Milan parece ser o grande favorito na briga. Depois de perder Ronaldinho, sente falta de um armador de origem no seu elenco profissional. E tem o respeito e a admiração do próprio jogador.

Ganso nunca escondeu seu desejo por jogar no futebol italiano. Chegou a revelar, certa vez, em uma entrevista a um veículo esportivo, que até nas competições de video-games durante as concentrações do grupo santista, escolhe times italianos. Quase sempre se dando o luxo de vestir a 10. De fato, no mundo virtual tudo parece mais fácil. Bastam alguns cliques, e pronto: Ganso está em qualquer time do mundo.

Na realidade, as coisas são bem diferentes. Apesar da nítida vontade do jogador em atuar fora do país, há diversos entraves numa possível negociação com Paulo Henrique. O principal deles é sua multa rescisória, estipulada em R$ 106 milhões. O próprio staff que cuida da carreira do jogador entrou com um pedido para a diminuição da mesma, ignorado pelo presidente Luís Álvaro Ribeiro, que se mostra cada vez mais irritado com o atual panorama.

O desejo do presidente do clube era a permanência do jovem astro até o fim de 2011. Todavia, diante de tantos obstáculos, o sonho de toda a torcida alvinegra está bem perto de se transformar num pesadelo. Nos bastidores, comenta-se que uma possível eliminação na Libertadores provocaria uma saída ainda mais prematura de Ganso, e que somente um Mundial de Clubes poderia salvar a pátria na Vila Belmiro.

Ganso parece estar cansado. E magoado com o clube que o revelou para o mundo do futebol. Os sete meses que esteve se recuperando de uma cirurgia no joelho direito serviram para abalar a relação do jovem meia com a atual diretoria. Segundo ele, os tratamentos dignos de um jogador querido pela torcida e impedido de entrar em campo não foram recebidos. Pelo contrário. Ganso disse ter se sentido “abandonado” e “esquecido”.

As discordâncias na formulação do novo contrato do jogador, que apareceram logo no início do ano, teriam sido o estopim da “novela” que envolve a renovação de contrato. A verdade é que hoje, em pleno mês de março, com o Santos precisando muito de seu talento em todas as competições que disputa, a cabeça de Paulo Henrique Ganso está bem longe dos gramados sul-americanos. De saída, um dos maiores camisas 10 que o futebol brasileiro viu irá, com toda certeza, deixar saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com