" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




quarta-feira, 4 de maio de 2011

Despreparo à brasileira

O Internacional precisava de um mero empate sem gols. O Cruzeiro, podia até perder de 1 a o. Ambos em casa. No Paraguai, o Fluminense podia perder por um gol de diferença. No Chile, o Grêmio tinha a missão mais difícil: ganhar por dois gols de diferença. Um panorama, no mínimo, animador para a grande maioria dos clubes brasileiros. A hegemonia na Libertadores parecia estar mais perto. Parecia.

Mas falta tudo aos brasileiros em jogos decisivos da Libertadores. Tudo. Técnica, talento, equilíbrio, raça, garra, coragem, "cancha", luta, experiência. Falta todo e qualquer tipo de preparo, seja ele físico, mental ou técnico.
O Peñarol não tem, atualmente, nem um quarto do tamanho do Inter. Pode ter uma história tão gloriosa quanto a colorada. Pode ter ídolos tão eternos como Falcão. Mas, nos padrões de hoje, não se compara ao time comandado pelo Rei de Roma. Não tem um D'Alessandro vestindo a 10, nem uma dupla de volantes de nível internacional como a colorada. Muito menos um atacante de seleção brasileira. Mas tem a garra uruguaia, a coragem comum a qualquer vizinho sul-americano. Tem preparo digno de Libertadores. Preparo mental. Sabe lidar com a maior competição das Américas.

Os dois a um, de virada, dos uruguaios no Beira-Rio já haviam causado um grande impacto na imprensa brasileira. Mas nada comparado ao que ainda estava por vir, com as surpreendentes eliminações de Fluminense e Cruzeiro, que evidenciaram o despreparo por parte dos brasileiros em lidar com equilíbrio na Libertadores. Os times se perdem. Os técnicos se perdem. Cuca é a imagem disso.

É impressionante a capacidade dos times brasileiros em ter vantagens revertidas dentro de suas próprias casas. Por vezes, vantagens absurdas. Vide o Flamengo e América do México, em 2008. Como se todo o planejamento não importasse mais tanto assim. O salto alto atrapalha demais, e faz com que o certo se torne duvidoso. Total despreparo. Falta tudo. E o Brasil ainda tem muito a aprender com seus vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com