" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tabelando com Pedro Spiacci, sobre a convocação de Mano Menezes


TABELINHA:

Pedro Spiacci: Lucas, tudo certo? Vamos falar um pouquinho desta convocação do Mano Menezes, a sua sétima – incluindo a de agosto de 2010, feita apenas para treinos em Barcelona.

Lucas Imbroinise: Fala Pedro, vamos lá.

Pedro Spiacci: Primeiramente, antes de entrar nos nomes convocados, já falo que não gostei da quantidade, 28 jogadores para dois amistosos é demais.

Lucas Imbroinise: Concordo. Tudo bem que, dessa lista, também sairão os nomes para a Copa América, mas também achei exagerado o número de jogadores.

Convocados:

Goleiros - Júlio César (Internazionale-ITA) – 31 anos, Jefferson (Botafogo-BRA) – 28 anos, Victor (Grêmio-BRA) – 28 anos e Fábio (Cruzeiro-BRA) – 30 anos

Pedro Spiacci: Desnecessário a convocação de quatro goleiros para apenas duas partidas. Os nomes são bons, hoje Júlio César é o melhor que temos e Fábio merecia uma chance há muito. Jefferson e Victor, o Mano já testou, eu daria uma chance ao Diego Alves (Almeria-ESP), que já foi negociado com o Valencia. Mesmo com o rebaixamento da equipe, o goleiro brasileiro teve destaque e, acho que poderia estar entre os convocados.

Lucas Imbroinise: De fato, Júlio César ainda é soberano no gol da Seleção. Gosto muito do Jefferson, que, para muitos críticos, é o melhor goleiro do Brasil no primeiro semestre, e merece muito mais uma chance. Tem tudo, aliás, para chegar bem na Copa América. O Victor, na minha opinião, caiu um pouco de uns anos pra cá, e não merecia tanto essa lembrança. Quanto ao Fábio, faço das suas palavras as minhas. E para te acompanhar numa sugestão, acho que o Hélton merecia muito também.

Laterais-direitos: Daniel Alves (Barcelona-ESP) – 28 anos e Maicon (Internazionale-ITA) – 29 anos

Pedro Spiacci: Sobre essa dupla, não tenho o que falar, pois ambos são impressionantes. Maicon não vive o seu melhor momento, mas ainda assim, acho que deve seguir no grupo. Hoje, Daniel seria o meu titular, porém, vejo o interista com gás para recuperar a posição entre os 11.

Lucas Imbroinise: Exatamente. São, para mim, os dois melhores laterais-direitos do planeta já há duas temporadas. Daniel, hoje, está um nível acima de Maicon, mas tudo pode mudar até 2014. Inclusive, podendo pintar uma surpresa, como o garoto Rafael, do Manchester, por exemplo.

Zagueiros: Lúcio (Internazionale-ITA) – 33 anos, David Luiz (Chelsea-ING) – 24 anos, Luisão (Benfica-POR) – 30 anos e Thiago Silva (Milan-ITA) – 26 anos

Pedro Spiacci: Para a defesa, também creio que estamos com os nossos melhores. Após a Copa América, gostaria de ver Alex (Chelsea-ING) de volta, pois, se não sofresse

tanto com lesões, o ex-jogador do Santos teria espaço. Sobre a efetivação de Lúcio, depois de seu retorno, acho justo e importante, pois o capitão é um líder em campo e costuma inflamar os companheiros dentro de campo. Para a Copa América, ele será nome fundamental.

Lucas Imbroinise: Alex tem entrado muito bem nos jogos do Chelsea, consertando, diversas vezes, as falhas do ainda imaturo David Luiz, que tem tudo para ser um grande zagueiro. Quanto ao Lúcio, apesar de o considerar um dos melhores zagueiros da História, acho que seu ciclo na Seleção acabou. Nem muito pela idade, mas pelo planejamento, já que, a meu ver, David Luiz e Thiago Silva têm muito mais condições de disputarem a Copa de 2014 do que o nosso atual capitão.

Laterais-esquerdos: André Santos (Fenerbahçe-TUR) – 28 anos e Adriano (Barcelona-ESP) – 26 anos

Pedro Spiacci: É a posição que menos concordo com Mano. Acho o André Santos extremamente comum, bom no apoio e só. Porém, ele tem rendido bem na seleção: foi convocado em todas e esteve entre os 11 sempre. Além disso, tem duas assistências e apenas um gol dos adversários foi criado em seu setor – o de Benzema. Adriano está voltando de lesão agora, deixaria espaço para Fábio (Manchester United-ING), que vem jogando na direita, mas é lateral-esquerdo de origem. Mas a grande ausência é a de Marcelo, o nosso melhor homem pela esquerda e um dos melhores do mundo, vestiria a seis tranquilamente.

Lucas Imbroinise: Pois é, não dá pra entender a não-convocação de Marcelo, novamente em grande fase no Real Madrid, jogando na lateral(!), e não no meio ou na ponta-esquerda. Já André Santos, admito que não o acompanho na Turquia, mas na Seleção, ao menos, ele não destoa, ainda que não seja o nome de minha preferência. Adriano é reserva do Barça, e sempre rendeu melhor no meio. Acho injusta a sua convocação. No entanto, é dever lembrar que há uma enorme carência de bons laterais-esquerdos no país.

Volantes: Lucas (Liverpool-ING) – 24 anos, Ramires (Chelsea-ING) – 24 anos, Sandro (Tottenham-ING) – 22 anos e Henrique (Cruzeiro-BRA) – 26 anos

Pedro Spiacci: Lucas é um dos líderes na votação para melhor jogador da temporada, no site do Liverpool. Ramires cresceu muito no Chelsea. Sandro assumiu a vaga entre os 11 no Tottenham. Henrique é um dos melhores jogadores do Cruzeiro, que faz ótima temporada. Aliado a isso, Denílson sumiu no Arsenal, Hernanes se firmou como meia na Lazio e Mano prefere Anderson mais avançado, e não como volante, posição em que Ferguson costuma escalá-lo.

Lucas Imbroinise: Com exceção de Henrique, que ainda não tem a confiança plena de Mano, acho que esses volantes têm enormes chances de chegarem como selecionáveis em 2014. Lucas assumiu de forma exemplar o posto de Gilberto Silva. Considero, aliás, o jogador do Liverpool bastante superior ao antigo capitão brasileiro. O interessante é que Ramires o completa. Segundo volante, de ótima arrancada e passe preciso, o ex-volante do Cruzeiro forma ótima dupla com Lucas. Titulares absolutos de Mano. Merecidíssimo. O caminho está aberto para Henrique, e há pouca concorrência. Talvez o nome que mais chegue perto do cruzeirense seja o do rubro-negro Willians, que vem fazendo ótimo primeiro semestre com a 8 do Flamengo.

Meias: Anderson (Manchester United-ING) – 23 anos, Thiago Neves (Flamengo-BRA) – 26 anos, Elias (Altetico de Madrid-ESP) – 26 anos, Elano (Santos-BRA) – 29 anos, Lucas (São Paulo-BRA) – 18 anos e Jádson (Shakhtar-UCR) – 27 anos

Pedro Spiacci: A posição está carente e com a nova lesão de Ganso, ficou ainda mais difícil. Mas, entre os nomes chamados, dois deles já descartaria logo de cara: Elias e Thiago Neves. O ex-jogador do Corinthians se destacou como volante e na Europa está LONGE de se firmar entre os titulares colchoneros, portanto, não entendo a convocação. TN7 faz bom trabalho no Flamengo, mas nada de absurdo, sinto que ele seria um dos nomes que sairia da lista, caso fossem apenas 23 convocados.

Jádson é um caso separado, é ótimo jogador, joga em um time que utiliza o 4-2-3-1 (esquema preferido de Mano Menezes), mas não se saiu bem, quando esteve na seleção. Provavelmente o técnico sentiu que ele pode ser útil e, por isso, ofereceu a nova oportunidade. Estranho, que com Hernanes, expulso no jogo contra a França, isso não ocorreu. Renato Augusto, que teve que se sacrificar após a expulsão do laziale, também não ganhou outra chance. E ambos estão jogando muito bem, por Lazio e Leverkusen, respectivamente.

Elano vem muito bem e desempenha diversas funções no meio e pode até ser escalado como volante pela direita, em um esquema 4-3-1-2, que Mano também já utilizou na seleção. Lucas, por mais que venha de lesão e não tenha tido bom desempenho na última partida do São Paulo, merece muito seguir no grupo, pelo que apresentou recentemente e pela forma que começou com a amarelinha. Anderson se recuperou no Manchester United-ING, muitas vezes jogando como meia-central, mas Mano Menezes já declarou que deve usá-lo como meia-atacante, função que desempenhou no Grêmio, Porto e, até mesmo, nos red devils.

Lucas Imbroinise: Também não levaria Elias, pelos mesmos motivos. Quanto a Thiago Neves, acho que o teste é válido. É um dos melhores meias em atividade no país, juntamente com os gringos D’Alessandro e Montillo. Definidor de jogadas, rápido, bom driblador e vem se encaixando bem em qualquer esquema proposto por Luxemburgo. Tem tudo para se adaptar com facilidade à escolha tática de Mano Menezes, que afirmou tê-lo como o substituto de Ganso, pois, segundo o treinador brasileiro, Thiago joga mais à frente que o santista.

Não levaria Jádson. Não vejo nada demais em seu futebol. Nenhuma justificativa para vestir a amarelinha, assim como em Renato Augusto. Passa por um bom momento, mas, a meu ver, não é jogador de seleção. Anderson e Elano dispensam comentários, não só pela versatilidade, mas também pelo momento recente. Ambos têm jogado muita bola. Quanto a Lucas, concordo plenamente com você. Merece.

Apesar de estar ciente da convivência com lesões graves e da pouca sequência de jogos, levaria Kaká. Não só pelo que representa, mas também pelo que pode acrescentar aos jovens meias que vêm sendo convocado. Além de ser jogador de grupo, Kaká ajuda muito aos mais novos e, caso recupere a forma física, tem tudo para pintar na Copa do Brasil, daqui a três anos.

Atacantes: Fred (Fluminense-BRA) – 27 anos, Nilmar (Villarreal-ESP) – 26 anos, Leandro Damião (Internacional-BRA) – 21 anos, Neymar (Santos-BRA) – 19 anos e Robinho (Milan-ITA) – 27 anos

Pedro Spiacci: A volta de Fred e também a sua primeira convocação com Mano Menezes, considero que foi precoce. Robinho volta no momento certo: campeão e em grande fase no Milan. Nilmar também vive ótimo momento em seu clube, o Villarreal, da Espanha, onde forma ótima dupla de ataque com o italiano Rossi. Sobre Neymar, além de seguir jogando demais, ele parece mais maduro, portanto deve seguir como um dos pilares da renovação. Leandro Damião não parou de marcar gols, mas, de qualquer forma, daria mais uma chance para Hulk, que mesmo com sua queda de rendimento em 2011, segue sendo um dos destaques do Porto, que dá o que falar na Europa.

Lucas Imbroinise: Concordo quanto a Fred. Mas o passado e a grife falam mais alto. Há um monte de atacantes, inclusive no futebol brasileiro, à sua frente. Rafael Moura é um deles. Mas o passado de Fred compensa, neste caso. Não abriria mão de Robinho. Muito últil taticamente, tem o impreviso que caracteriza os grandes atacantes brasileiros. No lugar certo e no momento certo, resolve muitos jogos.

Nilmar vive grande fase e é ótima alternativa para o banco de reservas. Assim como Damião. Gosto muito de Hulk, também, no entanto, não vejo espaço para o camisa 12 do Porto na atual seleção de Mano. Quanto a Neymar, deixo o presente falar por mim. Simplismente o melhor jogador em atividade no país.

Pedro Spiacci: Acho que era isso, Lucas. Temos dois bons amistosos, principalmente contra a Holanda, que será o melhor teste do time do Mano.

Lucas Imbroinise: Isso aí , Pedro. Muito legal debater contigo. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com