" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 23 de outubro de 2011

A convicção no lado azul de Manchester

Foto: AFP

É muito difícil escalar o Manchester City atualmente. Para o ataque, por exemplo, mesmo com o argentino Carlos Tévez afastado, Roberto Mancini pode optar por Agüero, Dzeko e Balotelli. No meio, opções ainda mais abrangentes: Nasri, Milner, Silva, Adam Johnson, Yaya Touré, e por aí vai. Em todas as opções, pode se montar um time candidato ao título inglês. O treinador italiano quebra a cabeça, mas agradece por ter um elenco tão rico. Neste domingo, em Old Trafford, usou quase todas as peças que tem à disposição. Todas, sem exceções, tiveram a sua importância na goleada histórica por 6 a 1 sobre o rival United.

Se Dzeko está no banco, sobra para Balotelli a missão de resolver o jogo com gols. Foram dois, um em cada tempo do jogo. Agüero, que, teoricamente, era para ser o centroavante, fez um, já na segunda etapa. Quando o jogo já parecia decidido, o bósnio entrou em campo e fez mais um. Um minuto depois Silva fez o quinto. E ainda tinha mais. O espanhol deu passe mágico, antes do meio de campo, para Dzeko invadir a área e bater, de perna esquerda, sem chances para De Gea. O massacre estava completo.

Não teve sequer um jogador jogando mal pelo lado azul de Manchester. Cada qual com a sua função no ótimo 4-2-3-1 armado por Mancini. Coletivamente, uma aula de futebol. Trocas de posição, inversões, incursões em diagonal e muita velocidade. Com a bola nos pés, o City voa baixo. Impressionante. Sem ela, pode até relaxar em alguns momentos, como no belo gol de Fletcher. Mas no geral, é, hoje, o melhor time da Inglaterra. De longe, o futebol mais envolvente.

Com uma goleada como essas e contra o rival histórico e direto na briga pela Premier League 11-12, não tem como não apostar ainda mais forte nesse time. A convicção de que chegou a hora de ser gigante enfim desembarcou no City of Manchester. O dinheiro, os negócios e todo o brilho que impressiona a todos fora de campo começa a ser ofuscado pelo o que seus jogadores fazem dentro dele.

Nem mesmo o afastamento de Tévez foi capaz de provocar rachas no grupo e crise no vestiário. O ambiente é ótimo. A torcida se mostra encantada com o time. O técnico sisudo sorri durante o jogo por mais de uma vez. E os craques atuam como craques. Até mesmo os menos técnicos, como Micah Richards, vem jogando muita bola. Para quem duvidava, o City, aos poucos, vai provando o contrário. Sem pressa. O show está apenas começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com