" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 30 de outubro de 2011

O Galo tem time e tabela para fugir do rebaixamento. Mas precisa corrigir erros defensivos

Neto Berola comemora o seu gol na vitória sobre o Palmeiras junto com André e Bernard(Foto: Bruno Cantini)


O Atlético Mineiro parece ter achado a sua fórmula ideal para fugir do rebaixamento. Mas ainda há alguns ajustes a serem feitos. Um time que domina o jogo por mais de 60 minutos, não pode relaxar e se ver dominado por um adversário com dois jogadores a menos. Não pode sofrer um gol desse time, ainda mais se tratar-se de um time em crise. Muito menos sofrer pressão desse time. Pois bem, foi dessa forma que o Atlético venceu o Palmeiras, por 2 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e voltou a respirar aliviado na luta contra o rebaixamento

Os erros são quase todos no sistema defensivo. Antes em ótima forma e com excelentes valores de mercado, hoje Réver e Leonardo Silva, sobretudo o segundo, não fazem bom campeonato. Muito insegura, a zaga atleticana vem falhando muito. Assim como seus laterais. Contra um Palmeiras em frangalhos, por pouco não cedeu o empate. Cuca terá trabalho para desfazer os defeitos da defesa alvinegra, mas tudo indica que conseguirá.

Se na prática ainda tem erro para ser consertado, na teoria as perspectivas são as melhores. Com exceção da última rodada, quando enfrenta o Cruzeiro, com o mando de campo da Raposa, num clássico que tem tudo para ser histórico, o Galo não tem confrontos diretos até o final do campeonato. Situação completamente oposta vivem seus concorrentes na briga contra a degola. O Avaí, por exemplo, não só enfrenta o Ceará, como também o Cruzeiro.

No papel, é fato que o Atlético tem time e elenco de sobra para permanecer na Série A. Evidenciados, inclusive, pela boa forma de jogadores criticados como Daniel Carvalho e Neto Berola. E jovens de muito potencial futuro, como Renan Ribeiro, Filippe Souto e o ótimo Bernard, candidato ao prêmio de Revelação do Brasileirão.

Mas para se livrar da ameaça da Série B é preciso muito futebol. E, obviamente, resultado. Principalmente nas partidas dentro de casa. Cuca, aos poucos, tem conseguido fazer esse time jogar bola. Ao menos uma base o treinador já encontrou. No 4-2-3-1, com Pierre e Filippe Souto na cabeça de área, Triguinho na lateral-esquerda alternando como terceiro zagueiro, Bernard, Daniel Carvalho e Neto Berola armando as principais jogadas e etc. Falta, de fato, um bom lateral-direito e um atacante capaz de definir as jogadas.

Com Serginho voltando aos bons tempos, com um vigor físico invejável, e Magno Alves totalmente recuperado de lesão, é possível que os problemas técnicos acabem. É quando entra em cena o lado psicológico da conquista. Acima de tudo na luta contra a degola, o foco deve ser ainda maior. Bastante criticado nesse aspecto, Cuca tem uma verdadeira prova de fogo. De novo. Há dois anos, ele soube se livrar numa situação ainda mais adversa com o Fluminense. A torcida atleticana espera que o raio caia duas vezes no mesmo lugar.

Um comentário:

  1. Lucas,
    o galo na verdfade nem deveria estar nessa situação, mas assim como o Botafogo, existem coisas que só acontecem com o galo. O elenco não é aquilo tudo, mas é melhor que muito time que esta na sua frente, mas futebol não é matemática... O galo, para o bem de Minas e de si mesmo não pode cair, é só fazer o basico....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com