" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 8 de março de 2010

Quem seria o substituto imperial?


Após Adriano se envolver novamente em confusões fora das quatro linhas, Dunga voltou a fazer uso da coerência e da seriedade que sempre estiveram presentes em todo o se trabalho. Com uma espécie de ultimato, deu a entender que se Adriano não voltar ao seu peso ideal - o Imperador está com 106 quilos -, e não recuperar a sua técnica refinada dentro de campo, além de se preservar fora dele, sem dúvidas, não o levará para a Copa. Mas então cabe a pergunta: quem seria o substituto de Adriano?


Os sensacionalistas de plantão voltam a bater na tecla Ronaldinho Gaúcho, mas se esquecem que o Imperador é o reserva imediato de Luis Fabiano, como CENTROAVANTE. Ronaldinho é ponta-esquerda. Uns contra-argumentam alegando a improvisação de Nilmar como centroavante reserva, mas Nilmar não é do tipo brigador, forte fisicamente, com presença de área, e, sobretudo, com um bom porte físico, características comuns a Adriano e Luis Fabiano, necessárias em alguns jogos ou momentos de outros.


Diante dessa negação, os tricolores acenam com 4 letras: Fred. Mas Fred, assim como Vagner Love, como queriam os flamenguistas, não joga pela seleção desde 2007, e está completamente desentrosado com o grupo e a atual maneira de jogar do time. Os mais malucos, ignorando completamente toda a ideologia "dunguista" do técnico da seleção, apelam para Ronaldo. Entretanto é consenso que este já está descartado.


As opções não param por aí. Rafael Sóbis, Alexandre Pato, Grafite, Hulk ( este o mais parecido na maneira de jogar com Adriano), Afonso Alves ( será?), Keirrison...Todos são nomes que dificilmente serão convocados, pelos mais diversos motivos. Então, a questão ressurge: quem substituiria Adriano numa eventualidade como essa citada acima? Hoje, a seleção não tem um substituto à altura do Imperador, capaz de substituí-lo, mesmo que seja para ficar no banco, sem que se mexa na maneira do time jogar.


Logo, os opressores do técnico mais vencedor dos últimos anos, pelo menos no contexto das seleções, recomeçam a bradar: pra que tanta tempestade se o cara vai ser reserva? A resposta pragmática cabe bem a Dunga: numa Copa do Mundo, todo jogador tem uma função, e todas elas são gigantescas e, sobretudo, decisivas. Imagina só se Luis Fabiano se machuca na véspera da final da Copa do Mundo contra a Argentina? Ronaldinho entraria? Robinho ia viraria centroavante? Acredito que todos concordam que não há outro nome melhor para jogar essa final do que Adriano.


Agora, fica cada vez mais nítida a preocupação de Dunga com o Imperador. Adriano, numa Copa do Mundo, é sinônimo de confiança, respeito por parte dos adversários, mesmo ele estando no banco. Ou vocês acham que com qualquer outro centrovante seria a mesma coisa? Adriano é Adriano por tudo que conquistou. A verdade é que Dunga não pode dar ultimatos ao Imperador, mas sim torcer. Torcer para que o camisa 10 do Flamengo seja o mesmo Imperador que conquistou Milão. Dentro de campo, é claro.

3 comentários:

  1. Acho que a imprensa e o Dunga estão dando uma importância mto grande para essa história do Adriano.
    Ou melhor fazendo uma tempestade num copo d'água!

    O Adriano vai para a copa sim... Ele vai melhorar e vai fazer a alegria de milhões de brasileiros... isso é, se o Brasil ganhar... pq eu vou torcer para a Espanha!!!

    SRN

    ResponderExcluir
  2. Tb não vejo um atacante à altura do Adriano atualmente. O Diego Tardelli competiu com ele ano passado, mas caiu de rendimento neste ano. O Fred é irregular e não tem agradado nem mesmo a torcida tricolor. è torcer para o Adrianoi recuperar a forma física e voltar a brilhar.

    Abços

    ResponderExcluir
  3. Adriano vai à Copa sim! Até lá ele vai readquirir sua forma e vai estar marcando muitos gols pelo Flamengo.
    Abraço!


    http://paixaofuteboleira.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com