" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




domingo, 6 de junho de 2010

Deixa o Galo trabalhar...

O sonho de todo rubro-negro se realizou na semana passada: Zico voltou ao clube, com o cargo de diretor-executivo de futebol. Mas para o mesmo não virar pesadelo, a diretoria terá que agir, impondo regras, dispensando alguns jogadores e contratando outros. A ação de Patricia Amorim, Hélio Ferraz e Cia fora dos campos também será fundamental. Zico não trabalhará só. Precisará de uma base para atuar. E se a tiver, todos podem ficar tranqüilos, pois, assim como nos tempos de jogador, ele resolverá. Isto o tempo provará, com a maior calma possível. Basta a diretoria rubro-negra conceder as pré-condições necessárias para o trabalho dele.

O fato de ser profundo conhecedor do clube e das instalações é um ponto que já diverge Zico de outros candidatos ao cargo, inclusive Leonardo, ex-técnico do Milan. Além do mais, o Galo é um dos poucos ícones do clube que tem a torcida na palma de sua mão, ou melhor, o único. E isto não mudará. Zico manda na torcida, que o obedece, e vice-versa. O passado construiu isso. Só Zico é capaz de lotar um Maracanã dois dias antes do Natal, a preço de quase um jogo comum. Ter a torcida do seu lado, durante todo o tempo, é uma das virtudes que só Zico pode ter, e usufruir, em prol de um excelente trabalho a ser desenvolvido.

Isso tudo sem contar o fato de, no ponto de vista econômico e do marketing, o clube irá crescer muito com a volta de seu ‘Deus’. Se o departamento de marketing do clube, que é bastante eficaz - e já provou isso com Adriano -, souber trabalhar nessa parceria, os frutos econômicos serão incontáveis. Sem receber sequer um centavo do clube, o maior ídolo da história do Flamengo só tem benefícios a dar ao clube e à torcida que tanto ama.

Esquecer o passado e pensar no futuro, investindo no presente, esta, sim, é a melhor receita para o atual Flamengo. Resume-se na seguinte frase: deixar o Galinho trabalhar. Isto significa conceder tudo que for necessário para Zico se sentir à vontade em sua própria casa, dando todas as condições necessárias para que ele possa exercer sua função. E obedecer, no bom sentido, a tudo que Zico mandar. Afinal, sendo ele o ‘Deus’ do clube, a máxima antiga “manda quem puder, obedece quem tem juízo” se aplica perfeitamente. Deixar o Galo trabalhar valerá a pena. Sem dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Giro pelo mundo

Contato

lucas.imbroinise@terra.com.br

Twitter: @limbroinise

Co-blog: http://boleiragemtatica.wordpress.com