" O futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso...", Bill Shankly




segunda-feira, 18 de abril de 2011

O poder de Ronaldo

As arrancadas, os dribles e a precisão faziam de Ronaldo um atacante fenomenal. Nem mesmo os quilos conquistados em meio à fama foram capazes de tirar seu poderio raro no futebol moderno. Depois de pendurar as chuteiras e mergulhar de cabeça no mundo dos negócios do esporte, com a fundação da '9ine', empresa de marketing esportivo administrada pelo próprio craque, Ronaldo provou, também, que ainda é craque fora das quatro linhas. Craque do marketing, da propaganda, dos negócios.

Semanas depois de se aposentar, já atuava fora dos campos. Nos bastidores, montou uma operação sigilosa para levar Adriano ao Corinthians. Dias depois, o Imperador era apresentado oficialmente e se dizia brigado com Gilmar Rinaldi, seu ex-empresário, que não poupou críticas ao ex-jogador, o condutor principal da negociação. Adriano já era jogador da 9nine. Jogador de Ronaldo.

Ronaldo, malandro que é e sempre foi, negou qualquer envolvimento na contratação imperial. Ele sabe o poder da mídia. E como usá-la a seu favor. E sabe, antes de mais nada, do seu poder individual sobre as pessoas. O seu poder no marketing. Ronaldo e publicidade caminham de mãos dadas, combinam.

O poder do Fenômeno é tão absurdo, que, mesmo com Adriano criticado pela imprensa pelo seu comportamento fora de campo e pelos abusos na vida noturna, o ex-jogador conseguiu um lugar especial para Adriano fazer as pazes com o Brasil. No horário nobre da televisão brasileira no domingo, Fausto Silva, o apresentador mais badalado da Rede Globo, recebeu o próprio atacante do Corinthians em seu estúdio. O dedo era o de Ronaldo, obviamente.

Logo Adriano, que sempre rejeitou convites de programas em São Paulo quando jogava no Rio. Logo Adriano, que nunca gostou muito de dar entrevistas que não tivessem o futebol como plano principal. Ronaldo agiu rápido e bem. E colocou Adriano na boa, na mídia, na boca do povo, com a melhor impressão que se poderia causar do Imperador, diga-se de passagem. Não havia como melhorar a imagem imperial de uma forma melhor, mais eficiente.

Assim como no seu tempo de Seleção, quando era o protagonista das propagandas envolvendo jogadores brasileiros, Ronaldo continua um fenômeno em diversos aspectos. Seu poder ainda é gigantesco. E, agora, ele o usa em prol de Adriano. Como não pode reeditar a dupla que iniciou a Copa do Mundo de 2006 no ataque brasileiro, Ronaldo se alia a Adriano no ataque marketeiro. E neste quesito, ele também é artilheiro.

Um comentário:

  1. Lucas,
    só acho que Ronaldo vem usando estratégias erradas, usar de sua credibilidade é uma coisa, usa-la para se benefiar e ainda pagar de santinho já é mau caratisse... o timão é o único que pode perder com isso em um futuro.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

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